Com 202.947 veículos novos comercializados em abril, a Alemanha registrou crescimento pelo 3º mês consecutivo. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, o resultado representou um incremento de quase 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado do 1º quadrimestre (869.765) é praticamente 8% superior ao de 2022.
Preferida com quase 18 mil unidades a mais do que a 2ª colocada, a Volkswagen (38.940) avançou sua participação em quase 3 pontos percentuais. Mantendo a vice-liderança, a Mercedes-Benz (20.990) ultrapassou os 10% de market share pelo 4º mês seguido. Ford (8.159) e Kia (6.181) foram as únicas do top 10 com desempenho inferior ao de um ano atrás.
POS. |
MARCA |
ABR.2023 |
% MERCADO 2023 |
ABR.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW |
38.940 |
19,2% |
29.873 |
16,6% |
30,4% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
20.990 |
10,3% |
16.471 |
9,1% |
27,4% |
3º |
AUDI |
17.788 |
8,8% |
14.286 |
7,9% |
24,5% |
4º |
BMW |
17.262 |
8,5% |
16.527 |
9,2% |
4,4% |
5º |
SKODA |
11.990 |
5,9% |
9.047 |
5,0% |
32,5% |
6º |
OPEL |
11.652 |
5,7% |
9.560 |
5,3% |
21,9% |
7º |
SEAT |
10.182 |
5,0% |
6.674 |
3,7% |
52,6% |
8º |
FORD |
8.159 |
4,0% |
10.024 |
5,6% |
-18,6% |
9º |
HYUNDAI |
7.904 |
3,9% |
7.324 |
4,1% |
7,9% |
10º |
KIA |
6.181 |
3,0% |
6.882 |
3,8% |
-10,2% |
11º |
TOYOTA |
5.268 |
2,6% |
6.448 |
3,6% |
-18,3% |
12º |
FIAT |
5.081 |
2,5% |
6.390 |
3,5% |
-20,5% |
13º |
RENAULT |
4.639 |
2,3% |
5.387 |
3,0% |
-13,9% |
14º |
DACIA |
4.471 |
2,2% |
2.896 |
1,6% |
54,4% |
15º |
CUPRA |
3.788 |
1,9% |
2.028 |
1,1% |
86,8% |
16º |
MINI |
3.645 |
1,8% |
2.148 |
1,2% |
69,7% |
17º |
PEUGEOT |
3.379 |
1,7% |
3.014 |
1,7% |
12,1% |
18º |
VOLVO |
3.004 |
1,5% |
2.534 |
1,4% |
18,5% |
19º |
CITROËN |
2.884 |
1,4% |
3.450 |
1,9% |
-16,4% |
20º |
MAZDA |
2.821 |
1,4% |
2.085 |
1,2% |
35,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
202.947 |
100,0% |
180.264 |
100,0% |
12,6% |
|
ACUMULADO |
869.765 |
100,0% |
806.218 |
100,0% |
7,9% |
Entre os modelos, o grande destaque do mês passado foi o Opel Corsa (5.243) numa liderança que não ocupava desde novembro de 2021, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Preferido em março, o T-Roc (4.835) comandou uma trica de representantes da Volkswagen seguido pelo Tiguan (4.530) e pelo Golf (4.395), este último ainda nº 1 no acumulado de 2023.
Com 4.080 unidades, o Mercedes-Benz Classe C garantiu seu 2º top 5 no ano – o outro foi em janeiro. Seu maior rival, o BMW Série 3 (2.395) foi apenas o 16º. Sexto, o VW Passat (3.8888) foi o único entre os dez primeiros com retração nas vendas (-2,2%). Após quatro meses consecutivos no top 5, o Tesla Model Y (1.636) caiu para a 41ª colocação, mas mantendo-se no pelotão de cima no acumulado do quadrimestre.
POS. |
MODELO |
ABR.2023 |
% MERCADO 2023 |
ABR.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
OPEL CORSA |
5.243 |
2,6% |
3.115 |
1,7% |
68,3% |
2º |
VW T-ROC |
4.835 |
2,4% |
3.862 |
2,1% |
25,2% |
3º |
VW TIGUAN |
4.530 |
2,2% |
2.180 |
1,2% |
107,8% |
4º |
VW GOLF |
4.395 |
2,2% |
4.372 |
2,4% |
0,5% |
5º |
MERCEDES CLASSE C |
4.080 |
2,0% |
2.492 |
1,4% |
63,7% |
6º |
VW PASSAT |
3.888 |
1,9% |
3.977 |
2,2% |
-2,2% |
7º |
MINI |
3.645 |
1,8% |
2.148 |
1,2% |
69,7% |
8º |
SKODA OCTAVIA |
3.113 |
1,5% |
638 |
0,4% |
387,9% |
9º |
CUPRA FORMENTOR |
2.854 |
1,4% |
2.028 |
1,1% |
40,7% |
10º |
AUDI A4 |
2.801 |
1,4% |
1.563 |
0,9% |
79,2% |
11º |
VW ID.4 |
2.723 |
1,3% |
814 |
0,5% |
234,5% |
12º |
VW TRANSPORTER |
2.691 |
1,3% |
2.762 |
1,5% |
-2,6% |
13º |
MERCEDES GLC |
2.662 |
1,3% |
1.544 |
0,9% |
72,4% |
14º |
FIAT 500 |
2.475 |
1,2% |
2.815 |
1,6% |
-12,1% |
15º |
BMW X1 |
2.425 |
1,2% |
1.811 |
1,0% |
33,9% |
16º |
BMW SÉRIE 3 |
2.395 |
1,2% |
2.079 |
1,2% |
15,2% |
17º |
AUDI A3 |
2.367 |
1,2% |
2.314 |
1,3% |
2,3% |
18º |
AUDI A6 |
2.358 |
1,2% |
1.158 |
0,6% |
103,6% |
19º |
VW POLO |
2.246 |
1,1% |
2.546 |
1,4% |
-11,8% |
20º |
OPEL MOKKA |
2.219 |
1,1% |
1.451 |
0,8% |
52,9% |
21º |
AUDI Q5 |
2.194 |
1,1% |
2.106 |
1,2% |
4,2% |
22º |
BMW SÉRIE 4 |
2.178 |
1,1% |
1.081 |
0,6% |
101,5% |
23º |
FIAT DUCATO |
2.089 |
1,0% |
3.125 |
1,7% |
-33,2% |
24º |
MERCEDES CLASSE E |
2.088 |
1,0% |
2.589 |
1,4% |
-19,4% |
25º |
FORD TRANSIT |
2.068 |
1,0% |
1.931 |
1,1% |
7,1% |
26º |
BMW SÉRIE 5 |
2.063 |
1,0% |
1.288 |
0,7% |
60,2% |
27º |
TOYOTA YARIS |
2.051 |
1,0% |
2.277 |
1,3% |
-9,9% |
28º |
VW ID.3 |
2.050 |
1,0% |
462 |
0,3% |
343,7% |
29º |
VW T-CROSS |
2.003 |
1,0% |
2.573 |
1,4% |
-22,2% |
30º |
KIA CEED |
1.893 |
0,9% |
2.417 |
1,3% |
-21,7% |
31º |
FORD FOCUS |
1.884 |
0,9% |
1.371 |
0,8% |
37,4% |
32º |
MERCEDES CLASSE A |
1.845 |
0,9% |
957 |
0,5% |
92,8% |
33º |
BMW SÉRIE 2 |
1.761 |
0,9% |
1.166 |
0,6% |
51,0% |
34º |
SKODA KODIAQ |
1.728 |
0,9% |
1.398 |
0,8% |
23,6% |
35º |
SEAT ATECA |
1.711 |
0,8% |
1.083 |
0,6% |
58,0% |
36º |
HYUNDAI TUCSON |
1.695 |
0,8% |
916 |
0,5% |
85,0% |
37º |
KIA SPORTAGE |
1.693 |
0,8% |
1.827 |
1,0% |
-7,3% |
38º |
HYUNDAI KONA |
1.671 |
0,8% |
1.761 |
1,0% |
-5,1% |
39º |
DACIA SANDERO |
1.665 |
0,8% |
810 |
0,4% |
105,6% |
40º |
SEAT LEON |
1.655 |
0,8% |
1.820 |
1,0% |
-9,1% |
41º |
TESLA MODEL Y |
1.636 |
0,8% |
277 |
0,2% |
490,6% |
42º |
BMW SÉRIE 1 |
1.618 |
0,8% |
1.697 |
0,9% |
-4,7% |
43º |
AUDI Q3 |
1.600 |
0,8% |
1.919 |
1,1% |
-16,6% |
44º |
BMW X3 |
1.593 |
0,8% |
2.484 |
1,4% |
-35,9% |
45º |
SKODA KAROQ |
1.510 |
0,7% |
1.268 |
0,7% |
19,1% |
46º |
VW UP |
1.448 |
0,7% |
1.784 |
1,0% |
-18,8% |
47º |
VW CADDY |
1.406 |
0,7% |
1.083 |
0,6% |
29,8% |
48º |
SKODA ENYAQ |
1.405 |
0,7% |
1.030 |
0,6% |
36,4% |
49º |
VW TAIGO |
1.377 |
0,7% |
1.691 |
0,9% |
-18,6% |
50º |
AUDI Q4 |
1.370 |
0,7% |
453 |
0,3% |
202,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal