Durante anos a Volkswagen planejou lançar uma versão definitiva do Golf, antecipada por vários conceitos como o R400 de 2014 ou o R420 de 2015. O escândalo do Dieselgate mudou todos os planos e a fabricante engavetou o carro. Voltou em 2022, quando o Volkswagen Golf R ganhou a versão “20 Years Edition”, comemorando os 20 anos do Golf R e que, com 333 cv, tornou-se a variante de produção mais potente já feita do hatchback.

Um ano depois, a Volkswagen quer manter esta versão viva com uma edição especial limitada chamada Golf R 333, revelada em um vídeo no YouTube com uma unidade bem amarela. Com apresentação confirmada para o dia 31 de maio, esta versão deverá contar com 333 cv de potência como o modelo no qual é baseado, usando o número em seu nome. Ainda não sabemos se a marca guarda mais alguns segredo ligado ao número, como a quantidade de unidades disponíveis.

O curto teaser mostra o carro com uma pintura amarela e o adesivo “333” preto na parte de baixo das portas, junto com os retrovisores laterais pretos e o escapamento Akrapovič com uma saída quádrupla de escapamento. As rodas Estoril de 19 polegadas também são novas, assim como as pinças de freio azuis. Assim como a versão 20 Years Edition, esta variante será vendida somente como um hatchback, mesmo que o Golf R exista também como uma perua em alguns mercados.

Caso realmente tenha 333 cv, então contará com o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros usado em toda a linha do Golf R. A versão 20 Years Edition é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, chegando a 270 km/h de velocidade máxima limitada eletrofnicamente. É um desempenho tão bom que é o carro mais rápido da linha Volkswagen R a completar uma volta em Nürburgring Nordschleife.

Volkswagen Golf R 333 2024 - Teasers

Ainda não é a despedida do Golf com motor a combustão, visto que a própria Volkswagen confirmou que lançar a reestilização do hatch médio no ano que vem – o que significa que o Golf R 333 será baseado no modelo atual. Sendo uma edição limitada, não será nada barato, considerando que o 20 Years Edition normal custa quase 60 mil euros (R$ 331.669) na Alemanha.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com