Toyota confirma que Hilux e SW4 ganharão sistema híbrido em 2024

Informação foi revelada por Leon Theron, vice-presidente de vendas da Toyota na África do Sul

Dianteira da Toyota Hilux SRX 2021 Dianteira da Toyota Hilux SRX 2021

Depois de alcançar os mais diversos nichos do mercado, desde compactos até SUVs, a eletrificação finalmente chegará ao segmento de picapes médias. No caso da Toyota, a tecnologia passará a equipar a Hilux - principal representante da empresa na categoria - a partir do ano que vem. A informação foi confirmada recentemente por Leon Theron, vice-presidente de vendas da marca na África do Sul.

O executivo não forneceu detalhes extras, mas tudo indica que a tecnologia adotada será do tipo híbrido-leve. Nestes casos, um pequeno gerador elétrico - que também serve como alternador - é capaz de carregar uma bateria auxiliar, que pode ser de 12 volts ou 48 volts. Não chega a tracionar o veículo, mas oferece força auxiliar em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas.

Além disso, a tecnologia tem a vantagem de otimizar os números de consumo e emissões. Não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo. Além da picape Hilux, o sistema chegará também ao SUV SW4. Rumores indicam que o conjunto será associado a um motor turbodiesel (provavelmente o atual 2.8 em versão modernizada).

Diante do pouco detalhamento da Toyota, não ficou claro se a tecnologia chegará à Hilux e ao SW4 atuais ou aos modelos de nova geração. De todo modo, fica torcida para a segunda hipótese. Sobre a nova linhagem, já sabemos que terá como base a arquitetura TNGA-F - versão desenvolvida especialmente para veículos construídos com carroceria sobre chassi.

Trata-se da mesma plataforma já adotada por modelos como Land Cruiser, Tundra e Sequoia, e que em breve será usada também pela próxima geração da Tacoma (prima da Hilux vendida na América do Norte).

A Toyota, vale lembrar, já tem tradição na comercialização de híbridos no Brasil e oferece opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. Com a inédita Hilux Hybrid, tudo indica que não será diferente. Tanto é que a divisão da marca na Argentina, onde a picape é produzida, já deu sinais de que a versão também será montada localmente.

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