Depois de alcançar os mais diversos nichos do mercado, desde compactos até SUVs, a eletrificação finalmente chegará ao segmento de picapes médias. No caso da Toyota, a tecnologia passará a equipar a Hilux - principal representante da empresa na categoria - a partir do ano que vem. A informação foi confirmada recentemente por Leon Theron, vice-presidente de vendas da marca na África do Sul.

O executivo não forneceu detalhes extras, mas tudo indica que a tecnologia adotada será do tipo híbrido-leve. Nestes casos, um pequeno gerador elétrico - que também serve como alternador - é capaz de carregar uma bateria auxiliar, que pode ser de 12 volts ou 48 volts. Não chega a tracionar o veículo, mas oferece força auxiliar em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas.

Além disso, a tecnologia tem a vantagem de otimizar os números de consumo e emissões. Não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo. Além da picape Hilux, o sistema chegará também ao SUV SW4. Rumores indicam que o conjunto será associado a um motor turbodiesel (provavelmente o atual 2.8 em versão modernizada).

Diante do pouco detalhamento da Toyota, não ficou claro se a tecnologia chegará à Hilux e ao SW4 atuais ou aos modelos de nova geração. De todo modo, fica torcida para a segunda hipótese. Sobre a nova linhagem, já sabemos que terá como base a arquitetura TNGA-F - versão desenvolvida especialmente para veículos construídos com carroceria sobre chassi.

Trata-se da mesma plataforma já adotada por modelos como Land Cruiser, Tundra e Sequoia, e que em breve será usada também pela próxima geração da Tacoma (prima da Hilux vendida na América do Norte).

Toyota Corolla, Hilux, SW4 e Camry - 30 anos de Brasil

A Toyota, vale lembrar, já tem tradição na comercialização de híbridos no Brasil e oferece opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. Com a inédita Hilux Hybrid, tudo indica que não será diferente. Tanto é que a divisão da marca na Argentina, onde a picape é produzida, já deu sinais de que a versão também será montada localmente.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com