Apesar de todo segredo mantido pela marca, o projeto que dará origem à próxima geração do Toyota SW4 aos poucos vai se tornando conhecido. Na imprensa da Ásia, informações sobre o modelo começam a circular com maior frequência e adiantam detalhes importantes sobre as novidades tecnológicas e mecânicas do próximo SUV. O lançamento é aguardado para os próximos meses, com chegada aos primeiros mercados a partir de 2023.

Depois de aproximadamente 7 anos de mercado, a renovação do SW4 será completa. Para começar, o modelo abandonará a plataforma atual e passará a ser construído sobre a arquitetura TNGA-F (a mesma usada pela picape Tundra e pelos SUVs Sequoia e Land Cruiser, e que também sustentará a próxima Hilux). A base atende aos mais rigorosos padrões de segurança e oferece todo suporte para hibridização.

Galeria: Novo Toyota SW4 2024 - Projeção

Tanto é que o SW4 2024 já nascerá eletrificado e contará com versões equipadas com sistema híbrido-leve de 48V. No lugar do alternador, um gerador de pequena capacidade auxiliará na aceleração inicial e outras situações para eduzir consumo de combustível e emissões de poluentes. Ao que tudo indica, o sistema será associado ao propulsor 2.8 turbodiesel - uma novidade, já que sistema do tipo são geralmente combinados com motores a gasolina.

Dependendo do mercado, versões tradicionais sem eletrificação também serão ofertadas, incluindo configurações mais simples com câmbio manual. A tração, como hoje, poderá ser 4x2 ou 4x4.

No visual, a mais nova identidade visual da Toyota marcará presença. Protótipos ainda não foram vistos rodando em testes, mas desde já projeções adiantam o caminho estético a ser seguido. O estilo robusto, característico de SUVs, será mantido, mas dose extra de luxo e refinamento será empregada. 

O interior promete chamar atenção com novo console central, multimídia de última geração melhor posicionada em termos de ergonomia, materiais de melhor qualidade no acabamento, quadro de instrumentos digital e bancos com design mais voltado para luxo e conforto. Será mantida a configuração de três fileiras com até 7 assentos.

Toyota SW4 Diamond 2022 (Brasil)

SW4 atual na versão Diamond 

O lançamento está programado para acontecer nos próximos meses, começando por países da Ásia (onde o SW4 é chamado de Fortuner). Na sequência, Brasil e outros mercados latinos receberão o novo modelo com produção concentrada na fábrica de Zárate, na Argentina, ao lado da irmã Hilux (também em nova geração). Além do Mitsubishi Pajero, o SW4 renovado enfrentará o Chevrolet Trailblazer, que também terá nova geração.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Projeções: IA Design

Envie seu flagra! flagra@motor1.com