À venda no mercado internacional desde 2015, a atual geração da picape Hilux não deve demorar mais do que poucos anos para se aposentar. O desenvolvimento de uma linhagem completamente nova já está em curso e especulações quanto às novidades preparadas pela Toyota tem se tornado cada vez mais constantes. Entre elas, destaque para o projeto de uma inédita variante híbrida que, acaba de ter produção confirmada na Argentina.

A informação foi adiantada por Diego Prado, diretor de comunicações da marca no país vizinho. Em entrevista ao site argentino 16 Válvulas, o executivo disse que a próxima geração da Hilux já nascerá preparada para eletrificação e que a opção híbrida fará parte do portfólio. "A Hilux híbrida continua seu processo de desenvolvimento e esperamos produzi-la em Zárate em breve", confessou.

Galeria: Toyota Hilux SRX 2.8 2022

A fábrica argentina de Zárate é responsável pela produção da Hilux desde 1997 e abastece diversos países da América Latina, em especial o Brasil (maior mercado da região). A produção da Hilux híbrida por lá automaticamente credencia o modelo para ser lançado no mercado brasileiro, dada a importância comercial e o volume de vendas alcançado por aqui.

Detalhes mecânicos sobre a inédita Hilux híbrida ainda são limitados, mas tudo indica que o conjunto será formado por um motor turbodiesel associado a um ou mais propulsores elétricos. A Toyota já tem tradição na comercialização de híbridos no mercado nacional e oferece opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. A Hilux, porém, será a primeira a combinar motorização turbodiesel ao sistema.

Nova Toyota Hilux GR Sport - Japão

Nesta nova geração, a Hilux passará a ser construída sobre a plataforma modular TNGA-F (a mesma das novas gerações do SUV Land Cruiser e da picape grande Tundra). São esperados importantes ganhos em dinâmica, dirigibilidade e segurança, além da já citada preparação para eletrificação. O lançamento é aguardado para 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com