SUVs compactos em março: Creta lidera e amplia vantagem no acumulado
Com produção paralisada, Volkswagen T-Cross é único a ter resultado pior do que há um ano
O segmento de SUVs e de crossovers compactos fechou o mês de março em forte alta. Com 44.919 unidades emplacadas – 24% dos 186.583 veículos do período -, a evolução em relação ao mesmo período do ano passado (35.057) foi de pouco mais de 28%. Contando com cinco dias úteis a mais, o crescimento sobre fevereiro (31.869) foi ainda maior (+40,9%).
Preferido por 5.851 consumidores, o Hyundai Creta repetiu a liderança conquistada em fevereiro e ampliou a vantagem no acumulado de 2023. Terceiro no último ranking, o Chevrolet Tracker venceu a disputa pela 2ª posição contra o T-Cross por apenas 11 unidades (5.431 x 5.420). O Volkswagen, vale destacar, foi o único entre os dez primeiros a perder espaço nos últimos doze meses.
Novamente quarto colocado, o Nissan Kicks (4.844) teve o seu mês mais forte desde julho passado (5.220). Com promoções realizadas na rede de concessionárias, o Jeep Renegade (4.674) avançou mais de 50% nas últimas semanas. Atrás do Fiat Pulse (4.276), o Honda HR-V (4.063) alcançou o seu melhor resultado com a nova geração.
À frente do Nivus por quase 400 unidades no mês passado (3.605 x 3.210), o Fiat Pulse se aproximou bastante do VW no acumulado do ano. 10º, o Renault Duster (2.031) foi o único dentre os líderes a ter resultado inferior ao de fevereiro. Na sequência, o Citroën C4 Cactus (564) completou quatro meses seguidos sem atingir a marca dos mil emplacamentos.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
MAR/23 |
FEV/23 |
MAR/22 |
% MAR 23 |
% FEV 23 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
15426 |
5851 |
4606 |
4236 |
13,03% |
14,45% |
27,03% |
38,13% |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
14496 |
5431 |
3769 |
4746 |
12,09% |
11,83% |
44,10% |
14,43% |
3º |
VW T-CROSS |
14168 |
5420 |
4294 |
6548 |
12,07% |
13,47% |
26,22% |
-17,23% |
4º |
NISSAN KICKS |
11323 |
4844 |
3495 |
2568 |
10,78% |
10,97% |
38,60% |
88,63% |
5º |
JEEP RENEGADE |
10742 |
4674 |
3019 |
3789 |
10,41% |
9,47% |
54,82% |
23,36% |
6º |
FIAT PULSE |
10051 |
4276 |
2760 |
3649 |
9,52% |
8,66% |
54,93% |
17,18% |
7º |
HONDA HR-V |
6470 |
4063 |
1709 |
466 |
9,05% |
5,36% |
137,74% |
771,89% |
8º |
FIAT FASTBACK |
8705 |
3605 |
2393 |
0 |
8,03% |
7,51% |
50,65% |
- |
9º |
VW NIVUS |
9084 |
3210 |
2774 |
3153 |
7,15% |
8,70% |
15,72% |
1,81% |
10º |
RENAULT DUSTER |
5678 |
2031 |
2152 |
1908 |
4,52% |
6,75% |
-5,62% |
6,45% |
11º |
CITROËN C4 CACTUS |
1106 |
564 |
289 |
883 |
1,26% |
0,91% |
95,16% |
-36,13% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1065 |
479 |
293 |
1082 |
1,07% |
0,92% |
63,48% |
-55,73% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
431 |
182 |
91 |
393 |
0,41% |
0,29% |
100,00% |
-53,69% |
14º |
KIA STONIC |
272 |
116 |
68 |
137 |
0,26% |
0,21% |
70,59% |
-15,33% |
15º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
270 |
105 |
99 |
73 |
0,23% |
0,31% |
6,06% |
43,84% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
100 |
42 |
27 |
595 |
0,09% |
0,08% |
55,56% |
-92,94% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
39 |
13 |
13 |
83 |
0,03% |
0,04% |
0,00% |
-84,34% |
18º |
PEUGEOT E-2008 |
33 |
6 |
9 |
0 |
0,01% |
0,03% |
-33,33% |
- |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
13 |
4 |
2 |
708 |
0,01% |
0,01% |
100,00% |
-99,44% |
20º |
JAC T40 |
12 |
2 |
6 |
15 |
0,00% |
0,02% |
-66,67% |
-86,67% |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
6 |
1 |
1 |
25 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-96,00% |
|
|
109490 |
44919 |
31869 |
35057 |
100,00% |
100,00% |
40,95% |
28,13% |
Fonte: Fenabrave
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã