page ad skin

Volkswagen Polo sairá de linha na Europa na primeira metade de 2024

Fim da produção do modelo na fábrica de Navarra, na Espanha, já foi informado ao sindicato local

Volkswagen Polo - Fábrica

O Volkswagen Polo como conhecemos definitivamente não terá vida longa no portfólio europeu da empresa. Conforme vem especulado, o modelo não ganhará nova geração com motores tradicionais e acabará saindo de linha para dar lugar a inédito compacto elétrico. O fim da produção já foi anunciado na fábrica de Navarra, na Espanha, e tem até data programada para acontecer: primeiro semestre de 2024.

De acordo com o site francês L'Argus, a produção do Polo ainda continuará em outros lugares do mundo, como África do Sul, Brasil e China, porém nenhum deles abastecerá a Europa. Dessa forma, a fábrica espanhola continuará em atividade montando apenas os SUVs Taigo (versão europeia do Nivus) e T-Cross. Os crossovers seguirão em linha até o final do ciclo de vida atual (2025 e 2027, respectivamente) e, assim como o Polo, não ganharão novas gerações tradicionais.

Com a saída do Polo, a fábrica de Navarra terá seu volume anual de produção reduzido para 250.000 unidades em 2024 e apenas 150.000 em 2025. A partir daí, importantes investimentos em eletrificação serão aplicados na planta e, já em 2026, o ritmo de produção voltará a subir, alcançando 200.000 unidades. Para 2027, a meta é produzir 300.000 veículos.

Os números já levam em conta os inéditos crossovers elétricos que serão produzidos no complexo. Ao que tudo indica, serão montados por lá a versão SUV do ID.2 e seus respectivos equivalentes das marcas Skoda e Seat. Na prática, serão os sucessores elétricos de T-Cross, Kamiq e Arona, respectivamente.

volkswagen-id.2all

Volkswagen ID.2all

Já o ID.2, responsável por suceder o Polo, será produzido na fábrica de Martorell, também na Espanha. Chegará ao mercado em 2025, ou seja, cerca de um ano depois do adeus do Polo. Levando em conta a força comercial do nome, especulações indicam que a Volkswagen poderá adotar o batismo ID.Polo no carro de produção.

A nova estratégia, vale lembrar, vale especialmente para a Europa. Em outros mercados, como o Brasil, os Volkswagen Polo e T-Cross seguirão em linha normalmente, ainda mais levando em conta que o processo de eletrificação por aqui não está tão avançado quanto no Velho Continente.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com