Com o intuito de trazer um foco maior para os clientes comerciais, a Ford acaba de apresentar ao mercado brasileiro o Pro, conjunto de soluções voltadas para os usuários que têm nos carros da marca suas ferramentas de trabalho. Aqui no Brasil, por enquanto, atuará principalmente nas linhas Ranger e Transit.

O Ford Pro já existe nos mercados da Europa e dos Estados Unidos com o mesmo intuito. Aqui no Brasil, o Pro focará em 5 pilares principais: Veículos, Eletrificação, Conectividade, Serviço e Financiamento. A empresa afirma que irá melhorar a experiência de jornada do cliente comercial, indo desde o início do processo de procura de um veículo até sua revenda como usado, passando pela manutenção dos modelos Ranger e Transit

Ford Pro Ecosistema

Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul afirmou que "a missão do Ford Pro é dar retorno ao cliente". Começando pelo pilar de veículos, a empresa tem 6 produtos elegíveis para o Ford Pro, sendo 3 variantes da Ranger e mais 3 da Transit. No caso do furgão, incluem-se as configurações Minibus (van de passageiros, furgão e chassi cabine, que estreará apenas no segundo semestre de 2023.

Dentro deste pilar de Veículos, a Ford afirmou que está trabalhando junto a transformadores regionais, que são muito utilizados para trabalhos específicos, como viaturas, ambulâncias, veículos escolares, entre outros. A ideia é compartilhar as informações do projeto dos veículos para facilitar o desenvolvimento de soluções. A Ford ainda tem um sistema de certificação dos transformadores qualificados.

Ford Pro, central de monitoramento

A Eletrificação é mais voltada à auxiliar na incorporação de veículos elétricos nas frotas, como é o caso da Ford E-Transit revelada na Fenatran do ano passado. Já o pilar do Financiamento inclui desde taxas menores e parcelamentos sem entrada para clientes comerciais até planos exclusivos com garantia de recompra, por exemplo. Ele ainda inclui o Ford Go, plano de assinatura da Ford Pro para clientes comerciais nos mesmos moldes de uma assinatura convencional. O valor pago mensalmente pode cobrir manutenção, documentação e seguro, por exemplo.

E isso nos leva ao pilar de Serviços. Aqui, a Ford salientou que as 100 concessionárias que mantém no Brasil irão comercializar tanto os veículos de passeio quanto os comerciais. Todas as oficinas já estão treinadas e equipadas para o atendimento de clientes comerciais com espaços dedicados para manutenção por meio do Ford Pro. Por meio do Ford Protect, ainda é possível contratar serviços como garantia estendida, revisões com preço fixo e planos diferenciados de manutenção.

A linha de Conectividade da Ford Pro inclui ainda o monitoramento remoto dos veículos de clientes comerciais. O sistema observa o uso do veículo e registra alertas. O diagnóstico pode ser feito remotamente e de forma antecipada, já programando uma revisão. Com isso, a marca promete antecipar e até evitar paradas desnecessárias para o usuário. O sistema de monitoramento não gera custo para o cliente.

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