A Ford e a Volkswagen concluíram seu acordo para desenvolver veículos em parceria há quase três anos. Ele está produzindo novos modelos para os dois, com o crossover elétrico Ford baseado na arquitetura Volkswagen previsto para estrear na Europa em poucos dias. O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, disse ao Automotive News Europe que a parceria com a Ford está "se intensificando".

Os comentários de Blume vêm dois meses depois que a Ford disse que queria reduzir sua dependência da tecnologia da VW para veículos elétricos. A empresa dos Estados Unidos está investindo em sua própria plataforma elétrica, emprestando a arquitetura MEB da Volkswagen para ajudar a economizar tempo no desenvolvimento de elétricos para o mercado europeu. A Ford planeja oferecer somente veículos elétricos no continente até 2030, com modelos montados em sua própria plataforma chegando no final da década por lá.

volkswagen-id.4-production-in-emden-germany

Produção do VW ID.4 na Alemanha

Embora a Ford possa estar transferindo recursos para seus projetos internos, a montadora ainda tem outros acordos com a empresa a Volkswagen. A parceria entre os dois incluiu picapes e veículos comerciais leves. A nova Amarok da Volkswagen toma emprestada sua plataforma da nova Ford Ranger, com a VW dando ao modelo sua própria identidade visual. Tanto a Ford quanto a VW estão buscando eletrificar a caminhonete.

Volkswagen Amarok 2023

Nova Volkswagen Amarok 2023 para Europa

Ford Ranger Platinum (2022)

Nova Ford Ranger será lançada no Brasil

Também faz parte da parceria um investimento conjunto na Argo AI, uma empresa que desenvolve tecnologia de veículos autônomos. A empresa foi dissolvida em outubro, com a Ford e a VW contratando muitos funcionários da Argo para continuar desenvolvendo a tecnologia internamente.

Galeria: Novo SUV elétrico da Ford - Flagra

O primeiro modelo da Ford baseado na MEB, plataforma elétrica da VW, será lançado em 21 de março. Ele irá competir no mesmo segmento que o Volkswagen ID.4 e a Ford está dando a ele um design completamente único. Não sabemos se ele terá o sistema multimídia da VW na cabine ou a opção SYNC da própria Ford. A Amarok com base de Ranger, por exemplo, usa o sistema operacional da Ford.

2022 Volkswagen ID.5 GTX

Volkswagen ID.5 GTX

Alguns teasers exibiram um crossover bem mais quadrado que o ID.4. Os detalhes são um mistério, mas ele deve emprestar componentes da VW. A montadora também está desenvolvendo um segundo elétrico baseado na MEB com o codinome "Sport Crossover", seu equivalente ao ID.5. A Ford também disse à publicação que as duas empresas estão apenas no início de seu "projeto de cooperação". 

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com