A Ford e a Volkswagen concluíram seu acordo para desenvolver veículos em parceria há quase três anos. Ele está produzindo novos modelos para os dois, com o crossover elétrico Ford baseado na arquitetura Volkswagen previsto para estrear na Europa em poucos dias. O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, disse ao Automotive News Europe que a parceria com a Ford está "se intensificando".
Os comentários de Blume vêm dois meses depois que a Ford disse que queria reduzir sua dependência da tecnologia da VW para veículos elétricos. A empresa dos Estados Unidos está investindo em sua própria plataforma elétrica, emprestando a arquitetura MEB da Volkswagen para ajudar a economizar tempo no desenvolvimento de elétricos para o mercado europeu. A Ford planeja oferecer somente veículos elétricos no continente até 2030, com modelos montados em sua própria plataforma chegando no final da década por lá.
![volkswagen-id.4-production-in-emden-germany](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Produção do VW ID.4 na Alemanha
Embora a Ford possa estar transferindo recursos para seus projetos internos, a montadora ainda tem outros acordos com a empresa a Volkswagen. A parceria entre os dois incluiu picapes e veículos comerciais leves. A nova Amarok da Volkswagen toma emprestada sua plataforma da nova Ford Ranger, com a VW dando ao modelo sua própria identidade visual. Tanto a Ford quanto a VW estão buscando eletrificar a caminhonete.
![Volkswagen Amarok 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Nova Volkswagen Amarok 2023 para Europa
![Ford Ranger Platinum (2022)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Nova Ford Ranger será lançada no Brasil
Também faz parte da parceria um investimento conjunto na Argo AI, uma empresa que desenvolve tecnologia de veículos autônomos. A empresa foi dissolvida em outubro, com a Ford e a VW contratando muitos funcionários da Argo para continuar desenvolvendo a tecnologia internamente.
Galeria: Novo SUV elétrico da Ford - Flagra
O primeiro modelo da Ford baseado na MEB, plataforma elétrica da VW, será lançado em 21 de março. Ele irá competir no mesmo segmento que o Volkswagen ID.4 e a Ford está dando a ele um design completamente único. Não sabemos se ele terá o sistema multimídia da VW na cabine ou a opção SYNC da própria Ford. A Amarok com base de Ranger, por exemplo, usa o sistema operacional da Ford.
![2022 Volkswagen ID.5 GTX](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Volkswagen ID.5 GTX
Alguns teasers exibiram um crossover bem mais quadrado que o ID.4. Os detalhes são um mistério, mas ele deve emprestar componentes da VW. A montadora também está desenvolvendo um segundo elétrico baseado na MEB com o codinome "Sport Crossover", seu equivalente ao ID.5. A Ford também disse à publicação que as duas empresas estão apenas no início de seu "projeto de cooperação".
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Automotive News Europe