Depois de aparecer em flagras, teasers e imagens de registro vazadas, a nova geração do Ford Edge finalmente está sendo apresentada de forma oficial. Agora exclusivo da China, o crossover adota sobrenome L para evidenciar o porte superior e incorpora design baseado na mais recente filosofia estética da marca. O interior também é destaque e chama atenção pela central multimídia gigantesca que ocupa praticamente todo o painel.

Logo de cara, é possível notar que o Edge L 2024 adota elementos inspirados em lançamentos recentes, incluindo o crossover Evos e a nova geração do Mondeo. Na dianteira, destaque para a grade larga associada a faróis estreitos e bem integrados ao conjunto. As laterais têm vidros amplos, teto alto e coluna C com formato estilizado. Na traseira, as lanternas são interligadas e a grafia Edge ganha destaque no centro.

Galeria: Novo Ford Edge L 2024

Por dentro, há quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma enorme tela sensível ao toque de 27 polegadas disposta na horizontal, acompanhando toda a largura do painel. O recurso tem virado marca registrada da Ford na China e já está presente no Evos e no Explorer local.

Há ainda equipamentos como iluminação ambiente, sistema de som Bang & Olufsen, teto solar panorâmico, assentos tipo poltrona reclináveis na segunda fila e até 20 sistemas avançados de assistência ao motorista. É possível acomodar até 7 passageiros.

Sob o capô, o Edge L tem motor 2.0 turbo a gasolina com 252 cv de potência e 38,5 kgfm de torque. A Ford diz que em junho ofertará também uma versão híbrida, neste caso com 275 cv e 41,2 kgfm de força. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração integral. Na variante eletrificada, a marca diz que a autonomia é de 1.188 quilômetros. 

Ao todo, são 5 metros de comprimento, 1,961 m de largura, 1,773 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. Nesta nova geração, o Edge terá atuação comercial concentrada na China. Pelo menos até o momento, a Ford não demonstrou interesse em levar o modelo para outros mercados (estratégia que já acontece com o crossover Evos, por exemplo).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com