Responsável por quase 18% dos 119.755 veículos registrados no Brasil em fevereiro, o segmento de picapes cresceu no mês passado. Com 21.009 unidades somando os modelos das três categorias, a evolução em relação ao mesmo período de 2022 (19.099) foi de 10%. Na comparação com janeiro (22.957), mês com quatro dias úteis a mais, houve uma retração de 8,5%.
Entre as picapes pequenas, a líder Fiat Strada (6.837) recuou quase 8% nos últimos doze meses, situação totalmente oposta à da Saveiro (2.092) – vale ressaltar que em 2022 a representante da Volkswagen estava passando por problemas com falta de peças. O desempenho positivo da Saveiro impulsionou o crescimento da categoria em quase 17%.
Na faixa intermediária, a líder Toro (3.191) foi a única a perder fôlego no período. Ainda assim, a Fiat emplacou quase cinco vezes mais do que a Renault Oroch (718), adversária mais próxima. Ainda sem o impacto comercial das primeiras entregas, a nova Chevrolet Montana emplacou 350 unidades, praticamente o triplo da Ford Maverick (123).
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | FEV/23 | JAN/23 | FEV/22 | % FEV 23 | % JAN 23 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT STRADA | 13837 | 6837 | 7000 | 7409 | 76,57% | 72,06% | -2,33% | -7,72% |
2º | VW SAVEIRO | 4806 | 2092 | 2714 | 250 | 23,43% | 27,94% | -22,92% | 736,80% |
18643 | 8929 | 9714 | 7659 | 100,00% | 100,00% | -8,08% | 16,58% |
Picapes Intermediárias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | FEV/23 | JAN/23 | FEV/22 | % FEV 23 | % JAN 23 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT TORO | 6472 | 3191 | 3281 | 3256 | 72,82% | 78,76% | -2,74% | -2,00% |
6º | RENAULT OROCH | 1434 | 718 | 716 | 555 | 16,39% | 17,19% | 0,28% | 29,37% |
7º | CHEVROLET MONTANA | 440 | 350 | 90 | 0 | 7,99% | 2,16% | 288,89% | - |
8º | FORD MAVERICK | 202 | 123 | 79 | 37 | 2,81% | 1,90% | 55,70% | 232,43% |
8548 | 4382 | 4166 | 3848 | 100,00% | 100,00% | 5,18% | 13,88% |
Já entre as picapes médias, a Toyota Hilux (2.814) manteve uma confortável liderança mesmo com resultado mais fraco em exatos doze meses. Perdendo 1/3 de seus compradores, a Chevrolet S10 (1.512) viu cair para menos de 500 unidades nas últimas semanas uma diferença superior a mil unidades sobre a Ford Ranger (1.025), esta última com evolução de pouco mais de 30%.
Mitsubishi L200 (787) e VW Amarok (453), ambas em baixa, completaram as cinco primeiras posições. Atrás da Nissan Frontier (429), só representantes da Ram: 3500 (239), Classic (161), 2500 (146) e 1500 (122), aproveitando os últimos momentos em que estão sozinhas no segmento das picapes grandes, agora que a Ford F-150 está iniciando as vendas no país. Sem importação oficial, a Toyota Tundra fechou o ranking com um único emplacamento.
Picapes Médias e Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | FEV/23 | JAN/23 | FEV/22 | % FEV 23 | % JAN 23 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | TOYOTA HILUX | 6249 | 2814 | 3435 | 2605 | 36,55% | 37,84% | -18,08% | 8,02% |
2º | CHEVROLET S10 | 3551 | 1512 | 2039 | 2259 | 19,64% | 22,46% | -25,85% | -33,07% |
3º | FORD RANGER | 2002 | 1025 | 977 | 788 | 13,32% | 10,76% | 4,91% | 30,08% |
4º | MITSUBISHI L200 | 1570 | 787 | 783 | 794 | 10,22% | 8,63% | 0,51% | -0,88% |
5º | VW AMAROK | 1020 | 453 | 567 | 514 | 5,88% | 6,25% | -20,11% | -11,87% |
6º | NISSAN FRONTIER | 1090 | 429 | 661 | 582 | 5,57% | 7,28% | -35,10% | -26,29% |
7º | RAM 3500 | 509 | 239 | 270 | 1 | 3,10% | 2,97% | -11,48% | 23800,00% |
7º | RAM CLASSIC | 327 | 161 | 166 | 0 | 2,09% | 1,83% | -3,01% | - |
8º | RAM 2500 | 253 | 146 | 107 | 46 | 1,90% | 1,18% | 36,45% | 217,39% |
9º | RAM 1500 | 172 | 122 | 50 | 3 | 1,58% | 0,55% | 144,00% | 3966,67% |
10º | JEEP GLADIATOR | 22 | 6 | 16 | 0 | 0,08% | 0,18% | -62,50% | - |
11º | FORD F150 / F250 | 7 | 3 | 4 | 0 | 0,04% | 0,04% | -25,00% | - |
12º | TOYOTA TUNDRA | 3 | 1 | 2 | 0 | 0,01% | 0,02% | -50,00% | - |
16775 | 7698 | 9077 | 7592 | 100,00% | 100,00% | -15,19% | 1,40% |
Fonte: Fenabrave