Futuro SUV nacional da Renault aparece em imagens de registro
Será o substituto de Sandero e Stepway e fará a estreia do motor 1.0 turbo produzido no Brasil
Faz um tempo que a Renault anunciou que teria um novo SUV compacto para o Brasil, desenvolvido aqui e produzido em São José dos Pinhais (PR). É um produto importante, por estrear tanto a plataforma modular CMF-B quanto o inédito 1.0 turbo no país. Para nossa surpresa, agora surgem imagens de registro do desenho industrial do que pode ser este carro, com uma identidade inédita que lembra um pouco o Stepway europeu, porém com diferenças notáveis.
As imagens de registro, obtidas pelo site AutoWeek, mostram que o novo SUV nacional da Renault será realmente algo para enfrentar o Fiat Pulse, parecendo muito mais um hatch altinho do que um utilitário de fato. Tanto é que o site holandês acredita que é uma reestilização do Sandero Stepway para os países que vendem o carro como Renault ao invés de Dacia.
Podemos ver que tem uma identidade de design nova, usando faróis duplos. A iluminação diurna em LED é bem fino e segue a barra superior na grade frontal, inclusive formando uma linha que vai até o logo. O conjunto principal fica logo abaixo, horizontal e com um acabamento de plástico na parte inferior, para passar uma sensação de robustez. O para-choque traz uma segunda entrada de ar bem larga.
Do outro lado estão as lanternas bem pequenas no mesmo estilo do Clio europeu e que foi imitado na reestilização do Sandero nacional. Olhando algumas das fotos, podemos notar um detalhe do interior: a tela da central multimídia no estilo flutuante, indicando que a Renault deve fazer uma mudança mais drástica na cabine.
Este novo carro não deve ser barato como o Stepway atual. A Renault disse nas últimas apresentações globais que irá se afastar do segmento de entrada e da imagem de “carro barato”, para posicionar-se como uma fabricante mais refinada. Mesmo que seja um SUV compacto, não deve chegar com poucos equipamentos, de forma a começar a mudar a imagem da empresa no Brasil. Isto também acontecerá com os próximos lançamentos da Renault, como a nova geração do Duster e o inédito Bigster, um SUV de 7 lugares que já foi confirmado para a América Latina.
O Stepway europeu vem sendo usado para os testes no Brasil
Para que seja mais refinado, será construído com a plataforma CMF-B, a mesma usada na Europa para carros como Clio, Captur e outros. O motor será um 1.0 turbo de três cilindros, que não teve muitos detalhes revelados até o momento. Caso seja o mesmo que a Renault usa para o Sandero europeu, será uma evolução do 1.0 SCe já usado por aqui, sem injeção direta mas com outras tecnologias como variador de fase na admissão e escape, turbo de baixa inércia e mais.
Ainda em testes, o futuro SUV compacto nacional da Renault deve fazer sua estreia nas concessionárias somente em 2024, mas existe a chance de seja apresentado ainda este ano para começar a fazer barulho – virou moda entre as fabricantes mostrar um novo carro bem antes de iniciar as vendas. Existe uma chance de que seja batizado como Clio, retomando um nome forte no Brasil e que era o plano original para a nova geração do Sandero, antes de ser cancelado.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: AutoWeek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda
Projeção: Mercedes-Benz Classe C 2026 pode ficar assim
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Flagra: novo Peugeot 3008 já roda em testes na Argentina
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Volkswagen Nivus 2025 recebe 2º aumento e passa de R$ 160 mil
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção