No começo de 2022, a Nissan anunciou planos de começar a baterias de estado sólido em 2028. Antes que isso acontecesse, uma produção experimental seria feita em 2025, com o trabalho de engenharia sendo concluído em 2026. Em uma entrevista feita para a revista britânica Autocar, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da marca comentou sobre esta estratégia e as vantagens da tecnologia.

David Moss reiterou que as baterias de estado sólido carregam três vezes mais rápido, chegando a 400 kW. Além disso, a Nissan está tentando dobrar a densidade energética e reduzir o custo de produção pela metade em comparação às baterias de íon-lítio usadas atualmente. Nesta fase do desenvolvimento, os engenheiros no Japão estão colaborando com cientistas da Universidade de Oxford para criar células quadradas de 10 centímetros. As células finais terão o mesmo tamanho que um laptop.

Nissan Surf-Out concept

A Nissan está trabalhando em baterias completamente sólidas, removendo todos os elementos líquidos, algo diferente de algumas outas propostas deste tipo. Moss disse à Autocar que a fabricante fez uma descoberta sobre como eliminar o eletrólito líquido do conjunto. Manter este líquido teria um impacto negativo na transferência de energia e de potência. O executivo ainda mencionou que usar esta nova tecnologia facilitará o lançamento de modelos maiores como picapes e SUVs.

A fabricante tem brincado com a ideia de uma picape elétrica a um tempo. O conceito Surf-Out, mostrado aqui, foi revelado em 2021 como uma proposta de caminhonete totalmente elétrica. Como ainda falta muito tempo para 2028, este conceito deve influenciar muito pouco o futuro modelo de produção com bateria de estado sólido. Curiosamente, recentemente surgiu um rumor de que a Nissan irá tirar a caminhonete Titan de linha e que estaria preparando uma picape elétrica para os Estados Unidos.

Moss não quis comentar sobre qual será o primeiro modelo elétrico da Nissan a utilizar as novas baterias, mas sugeriu que não será relacionado a nenhum dos modelos atuais. De acordo com o executivo, a nova tecnologia demandará uma arquitetura completamente nova e que a fabricante pode oferecer dois tamanhos diferentes de baterias recarregáveis a velocidades constantes, sem depender das variações de temperatura.

A busca pelas baterias de estado sólido não significa que a Nissan irá abandonar as de íon-lítio, pois Moss acredita que as duas irão conviver por um tempo. A nova geração de bateris de íon-lítio estarão prontas por volta de 2025, enquanto a bateria sem cobalto será lançada em 2028. A nova versão deve estimar os custos de produção em até 65% em comparação às baterias atuais.

Enquanto isso, os motores a combustão continuarão relevante, mas Moss disse que não serão atualizados para atender às futuras (e muito criticadas) normas do Euro 7. A lógica por trás desta decisão é que as leis anti-emissões farão com que os propulsores térmicos fiquem muito mais caros na União Europeia enquanto os elétricos ficarão mais acessíveis. Moss ainda diz que "não estamos longe de quando eles irão se cruzar em custo."

A Nissan não será a primeira fabricante a ter um carro de produção com baterias de estado sólido, pois a Toyota prometeu colocar o primeiro modelo nas ruas em 2025. No entanto, não será um elétrico e sim um híbrido. A BMW é outra empresa que tem colocado dinheiro na tecnologia e prometeu iniciar testes de produção este ano, revelando um carro de demonstração antes de 2025.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com