Após meses de rumores e especulações sobre o tema, a Toyota finalmente confirma que a próxima geração da picape Hilux será de fato oferecida com eletrificação. Em entrevista concedida recentemente, o chefe de vendas e marketing da Toyota Austrália, Sean Hanley, revelou que a caminhonete de "alguma forma" terá eletrificação. A versão será lançada até final da década e três opções estão sendo consideradas: elétrica, híbrida e movida a hidrogênio.

Das opções citadas, o modelo híbrido é o que acumula as maiores chances de lançamento. Quando questionado, Hanley disse: “estamos analisando todos os itens acima. Estamos considerando todas essas tecnologias. Obviamente, o híbrido é a solução mais fácil para nós, porque já estamos fazendo isso em outros carros, mas não descartamos outras tecnologias que podem ser mais adequadas para esse carro", explicou.

Galeria: Toyota Hilux GR-Sport 2024

Como já dito, a Hilux de nova geração será construída sobre a plataforma modular TNGA-F. A arquitetura atende aos mais modernos padrões tecnológicos da Toyota, de tal modo que já nasce capaz de abrigar conjuntos mecânicos eletrificados. A próxima Tacoma, por exemplo, será lançada em breve e já contará com versão híbrida no portfólio, na forma de um motor 2.4 turbo a gasolina associado a um propulsor elétrico.

No caso da Hilux, fica a dúvida se o conjunto híbrido tomará como base motor a gasolina ou diesel (combustível preferido pelos compradores da picape no mundo todo). O lançamento, segundo adiantado pelo executivo, deverá acontecer até o final da década. Dessa forma, tudo indica que a versão chegará ao portfólio depois das variantes tradicionais, que serão lançadas em nova geração por volta de 2024.

Toyota Hilux Revo BEV Concept

Toyota Hilux Revo BEV Concept

A Toyota, vale lembrar, já tem tradição na comercialização de híbridos no Brasil e oferece opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. Com a inédita Hilux Hybrid, tudo indica que não será diferente. Tanto é que a divisão da marca na Argentina, onde a picape é produzida, já deu sinais de que a versão também será montada localmente.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com