Apresentada ao mercado no início do mês, a versão atualizada da Hilux GR-Sport trouxe importantes avanços técnicos e dinâmicos na comparação com as configurações anteriores. Na prática, foi a maior transformação sofrida pela variante desde o lançamento o modelo original, em dezembro de 2018. Detalhes preliminares foram divulgados na apresentação e, agora, informações mais específicas revelam tudo o que foi feito.
Para começar, temos a confirmação de que a Hilux GR-Sport atualizada será global e chegará a diversos outros mercados além da América do Sul. A produção será concentrada na Argentina, para abastecer toda a região, e na Tailândia, para abastecimento de toda Ásia, África e Oceania. Já o desenvolvimento foi inteiramente tocado pela divisão da Toyota na Austrália, que tomou como base a Hilux Rogue vendida naquele mercado.
Galeria: Toyota Hilux GR-Sport IV - Austrália
Consideradas fundamentais para tornar a Hilux significativamente mais estável, as mudanças promovidas pela engenharia foram concentradas principalmente nas bitolas (distância entre as rodas de um mesmo eixo), tanto na dianteira e na traseira. O aumento foi de, respectivamente, 144 mm e 155 mm. Além disso, a distância em relação ao solo foi ampliada em 20 mm.
Para tanto, os engenheiros modificaram toda a suspensão, estendendo os braços de suspensão dianteiros e o comprimento da barra estabilizadora. Ao mesmo tempo, o ângulo dos amortecedores foi ajustado para melhorar a eficiência e, na traseira, o eixo foi igualmente ampliado. Além disso, as âncoras dos amortecedores foram deslocadas para fora e uma barra estabilizadora foi instalada para melhorar o comportamento em curvas.
MEDIDA | HILUX GR-SPORT III | HILUX GR-SPORT IV |
COMPRIMENTO | 5.325 mm | 5.320 mm |
LARGURA | 1.855 mm | 2.020 mm |
ALTURA | 1.815 mm | 1.880 mm |
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS | 3.085 mm | 3.085 mm |
BITOLA DIANTEIRA | 1.535 mm | 1.675 mm |
BITOLA TRASEIRA | 1.550 mm | 1.705 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 227 mm | 247 mm |
Como resultado, o índice de rolagem da carroceria foi reduzido em 20%, otimizando diretamente o comportamento da Hilux em curvas e mudanças de faixa. Isso não é tudo: também foram instalados discos de freio traseiros, substituindo os tradicionais tambores. Além disso, os discos dianteiros agora são uma polegada maiores.
![Toyota Hilux GR-Sport IV - Austrália](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
No quesito eletrônica, foi instalado um novo Controle Ativo de Tração (A-TRC), que reduz o risco de as rodas patinarem e redistribui o torque para as rodas com maior capacidade de aderência.
Sob o capô, segue o conhecido motor 2.8 turbodiesel do modelo atual. É capaz de entregar 224 cv de potência e 56 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. A tração é sempre 4x4, com caixa de redução.
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Design mais arrojado
O visual acompanhou as mudanças mecânicas com novidades importantes. No geral, a nova Hilux GR-Sport ficou bem mais arrojada e esteticamente acertada que as versões anteriores. Entre as mudanças, foram instalados para-lamas mais largos, para-choque dianteiro totalmente redesenhado e rodas inéditas. Destaque ainda para a nova grade, santo-antônio integrado, bancos com novos revestimentos e badges internos.
A nova Hilux GR-Sport já foi apresentada na Argentina e ainda neste ano chegará ao Brasil.