Nova Hilux GR-Sport: o que a Toyota fez para melhorar a estabilidade
Suspensão foi inteiramente retrabalhada em projeto tocado por engenheiros da divisão da marca na Austrália
Apresentada ao mercado no início do mês, a versão atualizada da Hilux GR-Sport trouxe importantes avanços técnicos e dinâmicos na comparação com as configurações anteriores. Na prática, foi a maior transformação sofrida pela variante desde o lançamento o modelo original, em dezembro de 2018. Detalhes preliminares foram divulgados na apresentação e, agora, informações mais específicas revelam tudo o que foi feito.
Para começar, temos a confirmação de que a Hilux GR-Sport atualizada será global e chegará a diversos outros mercados além da América do Sul. A produção será concentrada na Argentina, para abastecer toda a região, e na Tailândia, para abastecimento de toda Ásia, África e Oceania. Já o desenvolvimento foi inteiramente tocado pela divisão da Toyota na Austrália, que tomou como base a Hilux Rogue vendida naquele mercado.
Galeria: Toyota Hilux GR-Sport IV - Austrália
Consideradas fundamentais para tornar a Hilux significativamente mais estável, as mudanças promovidas pela engenharia foram concentradas principalmente nas bitolas (distância entre as rodas de um mesmo eixo), tanto na dianteira e na traseira. O aumento foi de, respectivamente, 144 mm e 155 mm. Além disso, a distância em relação ao solo foi ampliada em 20 mm.
Para tanto, os engenheiros modificaram toda a suspensão, estendendo os braços de suspensão dianteiros e o comprimento da barra estabilizadora. Ao mesmo tempo, o ângulo dos amortecedores foi ajustado para melhorar a eficiência e, na traseira, o eixo foi igualmente ampliado. Além disso, as âncoras dos amortecedores foram deslocadas para fora e uma barra estabilizadora foi instalada para melhorar o comportamento em curvas.
MEDIDA |
HILUX GR-SPORT III | HILUX GR-SPORT IV |
COMPRIMENTO | 5.325 mm | 5.320 mm |
LARGURA | 1.855 mm | 2.020 mm |
ALTURA | 1.815 mm | 1.880 mm |
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS | 3.085 mm | 3.085 mm |
BITOLA DIANTEIRA | 1.535 mm | 1.675 mm |
BITOLA TRASEIRA | 1.550 mm | 1.705 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 227 mm | 247 mm |
Como resultado, o índice de rolagem da carroceria foi reduzido em 20%, otimizando diretamente o comportamento da Hilux em curvas e mudanças de faixa. Isso não é tudo: também foram instalados discos de freio traseiros, substituindo os tradicionais tambores. Além disso, os discos dianteiros agora são uma polegada maiores.
No quesito eletrônica, foi instalado um novo Controle Ativo de Tração (A-TRC), que reduz o risco de as rodas patinarem e redistribui o torque para as rodas com maior capacidade de aderência.
Sob o capô, segue o conhecido motor 2.8 turbodiesel do modelo atual. É capaz de entregar 224 cv de potência e 56 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. A tração é sempre 4x4, com caixa de redução.
Design mais arrojado
O visual acompanhou as mudanças mecânicas com novidades importantes. No geral, a nova Hilux GR-Sport ficou bem mais arrojada e esteticamente acertada que as versões anteriores. Entre as mudanças, foram instalados para-lamas mais largos, para-choque dianteiro totalmente redesenhado e rodas inéditas. Destaque ainda para a nova grade, santo-antônio integrado, bancos com novos revestimentos e badges internos.
A nova Hilux GR-Sport já foi apresentada na Argentina e ainda neste ano chegará ao Brasil.
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