A nova geração da Toyota Hilux está em desenvolvimento e existem planos para uma versão híbrida, algo que a própria fabricante comentou a respeito ao revelar que quer ter uma variante eletrificada para cada um de seus modelos até 2030. Porém, de acordo com o pessoal do site Drive, a marca japonesa está acelerando o desenvolvimento para que seja lançada ainda no começo do ciclo de vida da próxima geração. Espera-se que a nova Hilux seja revelada no final do ano, iniciando as vendas na Ásia em 2024.

Segundo o site australiano, a Toyota está de olho na movimentação de suas rivais. A Ford Ranger receberá uma versão híbrida plug-in nos próximos dois anos e a Mitsubishi lançará a nova geração da L200 Triton até 2024, com uma opção PHEV. É um caminho que a maioria das picapes médias estão seguindo para conseguir atender às normas mais restritas de emissões em diversos mercados.

Apesar da publicação levantar a possibilidade de que a geração atual poderia receber uma versão híbrida, isto é pouco provável, visto que a Hilux que está nas ruas agora foi lançada em 2015, o que dá 8 anos de vida. Seria um gasto desnecessário adaptar a plataforma atual para receber uma motorização eletrificada para uma picape que está perto de mudar, quando a marca já tem a TNGA-F para caminhonetes e trabalha na Tacoma, a irmã norte-americana da Hilux.

Questionado a respeito, o vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Argentina, Sean Hanley, disse ao Drive que a empresa “tem uma série de coisas excitantes acontecendo para a Hilux”, lembrando que já falou sobre a eletrificação da Hilux com o protótipo elétrico mostrado na Tailândia recentemente e que tem outas propostas semelhantes. Porém, ao ser questionado sobre uma versão híbrida para a geração atual, o executivo desconversa, sem confirmar ou descartar algo para o modelo atual, afirmando que a eletrificação está se acelerando.

Toyota Hilux Revo BEV Concept

Como esperado, Hanley diz que a Toyota dará prioridade para a versão híbrida do que a elétrica, dizendo que é mais acessível. Isto não é uma surpresa pois a fabricante tem defendido muito os híbridos como uma opção mais viável de descarbonização e que o mercado deveria investir mais no desenvolvimento de alternativas como hidrogênio ao invés de abraçar os carros elétricos no modelo atual.

Novo Toyota Tacoma Com Tundra Body Spy Shots

A nova geração da Toyota Hilux é esperada para este ano, com apresentação no 2º semestre do ano. A fabricante tem testado a Tacoma, vendida nos EUA e que compartilhará a plataforma TNGA-F, além do motor híbrido. No caso da América do Sul, como a picape é produzida na Argentina, a estreia deve acontecer em 2024, visto que a empresa ainda não anunciou um investimento para o complexo em Zárate.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com