O mercado brasileiro de motocicletas está vivendo um momento de avanço das montadoras indianas por aqui. Desde 2017 a Royal Enfield vem acumulando números crescentes de vendas e anunciou o início das operações de uma linha de montagem local em parceria com a Dafra em Manaus (AM) com regime CKD.

A Bajaj, outra gigante indiana, também deu início a suas operações no Brasil recentemente, com 3 modelos da linha Dominar. Elas também estão sendo montadas com peças importadas na linha de montagem da Dafra em Manaus. Outra força indiana, a TVS, tem presença mais tímida aqui, com Apache RTR 200 sendo vendida pela Dafra e a misteriosa Sport 110i sendo emplacada para um serviço de aluguel. Mas um terceiro modelo pode estar no horizonte.

Galeria: TVS Ronin 225 - Registro no Brasil

Trata-se da TVS Ronin 225, moto que foi revelada para o mercado indiano em julho do ano passado. O modelo apareceu em registros de patente no Brasil divulgados pelo INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. No entanto, até o momento, não se sabe se a moto chegará por aqui de fato, ou se, caso chegue, será oferecida pela Dafra ou pela própria TVS.

A TVS Ronin 225 é uma moto com estilo scrambler e características de clássica moderna. Além disso, traz alguns equipamentos bastante impressionantes para seu preço. Pelo equivalente a R$ 9.980 por lá, já é possível comprar a novidade em sua versão de entrada com ABS na roda dianteira. Enquanto isso, o modelo mais completo da linha, com um esquema de pintura em três cores e ABS nas duas rodas, sai por cerca de R$ 11.231.

TVS apresenta a nova Ronin na Índia

Quando se trata de desempenho, a nova TVS Ronin certamente tem elementos atrativos, apesar de ter um motor um pouco menor do que aparenta. Ele produz 20,1 cv de potência  a partir de um monocilíndrico de 225 cm³, refrigerado a líquido e com injeção eletrônica. A potência chega na roda traseira através de um câmbio de 5 velocidades convencional com embreagem assistida e deslizante, que facilita as trocas de marcha. Além disso, a TVS Ronin tem garfos dianteiros invertidos, amortecedor único na traseira e freios a disco nas duas rodas.

A TVS Ronin indiana já traz de série itens como iluminação de LED completa, painel de instrumentos digital e conectividade com smartphones via Bluetooth. Além disso, a moto apresenta dois modos ABS selecionáveis que permitem alternar a sensibilidade de frenagem da moto dependendo das condições da estrada, uma característica de segurança bastante sofisticada em uma moto nesta faixa de preço. 

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com