Na última semana, a Bajaj anunciou o início de suas operações. A marca atuará por meio de um filial oficial e já conta com linha de montagem em Manaus (AM) em espaço alugado pela Dafra. As três primeiras motos, Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400 vão dar início à história da empresa por aqui.

Junto ao início das operações, as vendas também começaram em 5 lojas da Bajaj instaladas no estado de São Paulo, sendo 2 na capital paulista. Mais para frente, pontos de venda serão abertos em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). O Motor1.com já encontrou as motos ao vivo nas lojas e conta agora como estão sendo estes primeiros dias da marca no Brasil.

Motos da Bajaj usam soluções diferentes

Galeria: Motos da Bajaj ao vivo na concessionária

O primeiro contato com as Bajaj Dominar na loja foi positivo. Os modelos 160 e 200 são muito similares entre si, com soluções parecidas. Uma delas é a ausência de um escape aparente. Nelas, a saída fica abaixo do quadro logo ao lado de um abafador final quadrado. A menor tem radiador de óleo e duas velas, enquanto a maior tem refrigeração a líquido e 3 velas no cilindro.

A qualidade da montagem das peças está condizente com motos do mesmo porte, sem aparência frágil e os comandos de punho, inclusive, são retroiluminados. A grade diferença da Dominar 160 para a 200, além do motor, é que a primeira conta com a opção de partida por pedal, além da elétrica.

Bajaj Dominar 400 já tem fila de espera

Bajaj Dominar 400 traseira

A Bajaj Dominar 400 segue a mesma linha de qualidade dos modelos menores, porém com um porte mais robusto e uma saída de escape dupla aparente. A moto também é mais equipada, contando com itens como parabrisa, protetores de mão e de motor, bagageiro traseiro e encosto para garupa.

A moto deve seguir uma linha mais voltada para viagens do que para esportividade pura, mesmo tendo 40 cv de potência a partir de seu monocilíndrico. Custando cerca de R$ 24 mil, também é a 400 mais barata do Brasil e sua popularidade tem sido grande na loja em que tiramos as fotos. De acordo com os vendedores, a Dominar 400 já tem fila de espera de 60 dias, enquanto a 160 ainda tem algumas unidades disponíveis dependendo da cor. Já a Dominar 200 é a única que tem qualquer cor à pronta entrega.

Uma conversa informal com os vendedores da Bajaj revelou que os modelos Dominar não estão gerando apenas curiosidade, com um volume de negócios fechados satisfatório no ponto de vista deles. Na saída, fui questionado a respeito de concessionárias de motos usadas na região, pois a loja não estaria dando conta de revender as motos dadas como entrada por uma Bajaj nova. Os modelos que mais estariam sendo substituídos por uma Bajaj seriam motos como a Yamaha Fazer 250 e a Honda Twister 250.

*Fotos na loja por Thiago Moreno para o Motor1.com Brasil

As motos da Bajaj no detalhe

Dominar 160

Galeria: Bajaj 160 Dominar Lançamento no Brasil

  • Motor: 160,3 cm3, 4 válvulas, 2 velas, monocilíndrico a gasolina
    Potência: 17 cv a 9.000 rpm
    Torque: 1,49 kgfm a 7.250 rpm
    Câmbio: 5 marchas
    Preço: R$ 18.680

O modelo de entrada da Bajaj no Brasil será a Dominar 160. Pela cilindrada, preços e equipamentos, seu objetivo é claro: enfrentar a Honda CG 160 Titan. Além de rodas de liga leve e freio ABS na dianteira, seu motor ainda conta com radiador de óleo para auxiliar na refrigeração do propulsor.

A moto já traz de série itens como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha,  marcador de combustível e assentos separados. A Dominar 160 já utiliza semi-guiões, suspensão traseira monoamortecida e garfo dianteiro invertido. Ela utiliza pneus 90/90 R17 na dianteira e 120/80 R 17 na traseira. 

Dominar 200

Galeria: Bajaj 200 Dominar Lançamento no Brasil

  • Motor: 199,5 cm3, 4 válvulas, 3 velas, monocilíndrico a gasolina
    Potência: 24,5 cv a 9.750 rpm
    Torque: 1,89 kgfm a 8.000 rpm
    Câmbio: 6 marchas
    Preço: R$ 19.637

Com a Dominar 200, a Bajaj já busca os clientes que estão saindo dos modelos utilitários de entrada e em busca de motos 250, como Yamaha Fazer e Honda Twister. Seus dados de desempenho não ficam muito para trás da primeira, mas o preço é mais baixo. A marca apostará no custo benefício, pois a moto também traz uma lista de itens de série mais farta que algumas rivais.

Por exemplo: o motor já traz arrefecimento a líquido. Assim como a irmã menor, também tem suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida. Já conta com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS. Equipamentos como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha,  marcador de combustível, semi-guidões e assentos separados. As roda de liga leve têm 17 polegadas e são calçadas por pneus 100/80 na frente e 130/70 atrás.

Dominar 400

Galeria: Bajaj 400 Dominar Lançamento no Brasil

  • Motor: 373,3 cm3, 4 válvulas (comando duplo), 3 velas, monocilíndrico a gasolina
    Potência: 40 cv a 8.800 rpm
    Torque: 3,57 kgfm a 6.500 rpm
    Câmbio: 6 marchas
    Preço: R$ 24.200

Se as Dominar 160 e 200 terão que "nadar maré acima" no Brasil, com a Dominar 400 a Bajaj tem uma grande vantagem a seu favor. Trata-se da moto na faixa das 400 cilindradas mais barata do país. Além disso, ao contrário de outras motos da categoria, ela não põe todas as suas fichas apenas em desempenho. A Dominar 400 quer mesclar à sua proposta um elemento de viagens de maior distância também.

Entre os equipamentos que suportam essa ideia estão itens como protetores de mão, bagageiro com pequeno encosto para garupa, protetores de motor e pernas, suporte para GPS e tomada USB no guidão. Seu painel já é totalmente digital e vem com duas telas: uma maior na posição tradicional mostrando velocímetro, conta-giros, computador de bordo e marcador de combustível; e outra menor no tanque com odômetro parcial, relógio e indicador de marchas.

Entre os demais itens de série, a Dominar 400 tem também suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida a disco nas duas rodas com sistema ABS, semi-guidões e assentos separados. As rodas de liga leve são de 17 polegadas com pneus 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira.

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