A chegada da Bajaj ao mercado brasileiro foi cercada de antecipação. A empresa é uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo em volume e, agora, é a segunda marca indiana de peso operando por aqui - a outra é a Royal Enfield. A Bajaj começou sua operação com 5 lojas no estado de São Paulo e 3 modelos de motos, todos da linha Dominar.

Pouco mais de uma semana após o anúncio oficial de sua chegada, as motos da Bajaj já estão sendo montadas em Manaus (AM) dentro da linha de montagem da Dafra. Conforme o Motor1.com Brasil apurou, a Dominar 400 já tem fila de espera, enquanto os modelos 160 e 200 ainda podem ser adquiridos à pronta entrega. Agora, já tivemos um breve contato com as três motos em pista e a empresa também revelou duas surpresas sobre a manutenção das motos, uma boa e outra nem tanto.

Bajaj 160 Dominar Lançamento no Brasil

Como anda e o que oferece: Bajaj Dominar 160

Para quem sempre reclamou que as motos utilitárias de entrada pecavam ao não oferecer ABS nem freio a disco na traseira, a Bajaj respondeu com a Dominar 160, que tem ABS na roda dianteira. Além dos dois itens, a moto ainda oferece de série itens como rodas de liga-leve, conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha, marcador de combustível e assentos separados.

A Dominar 160 já utiliza semi-guidões, suspensão traseira monoamortecida e garfo dianteiro invertido. Ela utiliza pneus 90/90 R17 na dianteira e 120/80 R 17 na traseira. Seu motor monocilíndrico de 160,3 cm3 tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo, 4 válvulas, 2 velas e pode ser acionado por partida elétrica ou a pedal. Com isso, ele entrega 17 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 1,49 kgfm a 7.250 rpm. O câmbio tem 5 marchas.

O preço anunciado é de R$ 18.680, o que coloca a Bajaj Dominar 160 acima dos valores de tabela de Yamaha Fazer 150 e Honda CG Titan 160, por exemplo. A dupla rival, no entanto, não é tão equipada e seus valores podem variar bastante por conta do frete que não é contabilizado nos sites das montadoras.

Bajaj 160 Dominar Lançamento no Brasil

E andando? Aqui vale uma explicação para as 3 Dominar: o teste foi feito em uma parte do circuito Haras Tuiuti, que já é curto normalmente. Então as impressões são limitadas, mas serviram para sentir qual deve ser a pegada das motos da Bajaj por aqui. Começando pela Dominar 160, o mais interessante é que a moto até aparenta ser maior, compartilhando muito do visual com a Dominar 200.

O assento do condutor é relativamente baixo e a moto tem pedaleiras recuadas e semi-guiões, forçando uma postura projetada à frente e um pouco mais esportiva. Aqui ficam elogios para o acerto de suspensão, que não ficou muito molenga como é o gosto dos indianos. Mais firmes, deram conta de contornar curvas sem problemas e os freios não demonstraram desgaste severo. A embreagem também é leve e o câmbio tem engates fáceis, embora a alavanca exija um curso relativamente longo para os engates.

O que não convenceu nesse curto primeiro contato foi a entrega do motor. Para se extrair desempenho, o giro precisou ficar sempre alto, sendo que, abaixo de 5.500 rpm, a moto simplesmente não responde, diferentemente de uma Honda CG 160, por exemplo, que entrega torque com facilidade nas rotações mais baixas. Por outro lado, mesmo trabalhando quase sempre no limite de rotações, a Dominar 160 transmitiu poucas vibrações, mais concentradas nas pontas do guidão e no assento.

Bajaj 200 Dominar Lançamento no Brasil

Como anda e o que oferece: Bajaj Dominar 200

O salto da Dominar 160 para a 200 é de menos de R$ 1.000, com a moto intermediária da Bajaj saindo por R$ 19.637. Visualmente, as motos são virtualmente idênticas, mas, como o nome diz, a Dominar 200 entrega mais motor. Neste caso, a Bajaj busca achar um nicho entre as motos 150/160 de entrada e os modelos 250, como Yamaha Fazer FZ25 e Honda Twister 250, que em breve se tornará 300.

De série, a Bajaj Dominar 200 entrega suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida. Já conta com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS para o freio dianteiro. Equipamentos como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha,  marcador de combustível, semi-guidões e assentos separados. As roda de liga leve têm 17 polegadas e são calçadas por pneus 100/80 na frente e 130/70 atrás.

Bajaj 200 Dominar Lançamento no Brasil

Em termos de motorização, a Bajaj Dominar 200 já conta com arrefecimento a líquido, 4 válvulas e 3 velas. O monocilíndrico tem 199,5 cm3 de capacidade entregando 24,5 cv de potência a 9.750 rpm e torque de 1,89 kgfm a 8.000 rpm. Tudo isso já acoplado a uma transmissão mecânica de 6 marchas.

Andando, a Dominar 200 corrige a falta de torque em baixas rotações e entrega desempenho de motos com motores maiores em alto giro. Assim como a 160, tem uma luz indicadora de limite de rotação e se você andar forte com ela, vai precisar. O câmbio tem relações curtas e as trocas em ritmo forte são constantes, forçando um engajamento com a moto. A alavanca de trocas tem engates mais curtos e firmes e, assim como a irmã menor, tem suspensão e freios que inspiram confiança, com o motor deixando passar o mesmo nível de vibrações.

Bajaj Dominar 400 Lançamento no Brasil

Como anda e o que oferece: Bajaj Dominar 400

Por último, a Bajaj Dominar 400 tem um proposta interessante. Por R$ 24.200, tem preço mais próximo ao das motos 250, mas com o motor maior e mais equipamentos de série. Das 3 Dominar disponíveis no Brasil, a 400 é que tem uma postura menos esportiva e mais voltada para viagens, com guidão mais alto e largo, além de pedaleiras que não forçam os joelhos a ficarem muito dobrados.

De série, a Bajaj Dominar 400 já entrega protetores de mão, bagageiro com pequeno encosto para garupa, protetores de motor e pernas, suporte para GPS e tomada USB no guidão. Seu painel já é totalmente digital e vem com duas telas: uma maior na posição tradicional mostrando velocímetro, conta-giros, computador de bordo e marcador de combustível; e outra menor no tanque com odômetro parcial, relógio e indicador de marchas.

Entre os demais itens de série, a Dominar 400 tem também suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida a disco nas duas rodas com sistema ABS, semi-guidões e assentos separados. As rodas de liga leve são de 17 polegadas com pneus 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira.

Bajaj Dominar 400 Lançamento no Brasil

Seu motor também é um monocilíndrico arrefecido a líquido, mas com 373,3 cm3 de capacidade. Com 4 válvulas e 3 velas de ignição, entrega 40 cv de potência a 8.800 rpm e torque de 3,57 kgfm a 6.500 rpm. A transmissão também é mecânica convencional com seis velocidades.

Maior e mais potente, a Dominar 400 foi a que ficou menos à vontade no curto traçado do Haras Tuiuti. Enquanto a 160 e a 200 exigiam manter o acelerador sempre no máximo para manter o ritmo, a 400 conseguia manter as mesmas velocidades como se estivesse passeando, trunfo da potência extra do propulsor.

No entanto, é mais pesada para contornar curvas e o freio, principalmente o dianteiro, exige bastante esforço das mãos para frear a moto. Sua proposta de qualquer forma é mais voltada para viagens. Então outros itens ficam para serem avaliados em outra oportunidade, como a eficiência do parabrisa e dos protetores de mão, o conforto provido pela ergonomia em trajetos maiores e se o peso da moto na pista atrapalha na estrada ou não. Mas já deu para (não) ver que o segundo painel de instrumentos no tanque tem difícil visualização com capacete integral, exigindo que se desvie muito o olhar da estrada.

Bajaj Dominar 160 motor

Tabela de preços para manutenção

Durante o primeiro contato com as motos da linha Dominar, a Bajaj também revelou a tabela de preços fixos para as manutenções programadas das 3 motos. A surpresa boa é que a primeira revisão de mão de obra gratuita, enquanto as demais até 30.000 km já têm a mão de obra inclusa no valor. A que não foi tão boa assim foi o intervalo. As revisões das 3 Dominar devem ser feitas a cada 5.000 km após a primeira, de 1.000 km, o que é bastante convencional. No entanto, devem ser feitas a cada 4 meses caso a quilometragem não seja atingida, um intervalo mais curto que o normal. Veja a tabela:

Modelo 1.000 km ou 1 mês 5.000 km ou 5 meses

10.000 km ou 9 meses

 

15.000 km ou 13 meses 20.000 km ou 17 meses 25.000 km ou 21 meses 30.000 km ou 25 meses Total
Dominar 160 R$ 62,35 R$ 187,35 R$ 230,35 R$ 397,39 R$ 242,35 R$ 242,35 R$ 565,56 R$ 1.927,72
Mão de obra Gratuita Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa  
Dominar 200 R$ 63,04 R$ 188.04 R$ 303,04 R$ 491,57 R$ 303,04 R$ 303,04 640,30 R$ 2.292,05
Mão de obra Gratuita Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa  
Dominar 400 R$ 90,32 R$ 275,32 R$ 330,32 R$ 581,24 R$ 390,32 R$ 390,32 R$ 765,97 R$ 2.823,81
Mão de obra Gratuita Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa Inclusa  

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