O México registrou crescimento nas vendas de veículos novos pelo 2º ano seguido. De acordo com a AMDA, associação de distribuidores no 2º maior mercado da América Latina, em 2022 foram comercializadas 1.086.058 unidades, 7% a mais do que em 2021 - no Brasil, mercado mais importante, houve uma retração de 0,85% no mesmo período.
Na disputa entre as montadoras, a Nissan (168.940) chegou ao 22º ano seguido no topo da tabela. A retração de mais de 17% de suas vendas, no entanto, permitiu uma perigosa aproximação da Chevrolet (165.117, +30%), numa briga que promete persistir ao longo de 2023. A Toyota, com 96.387 unidades, completou o pódio.
O top 5, aliás, teve os mesmos integrantes dos três anos anteriores - terceira em 2021, a Volkswagen perdeu quase 13% de seus compradores e caiu para o quinto lugar. O grande destaque de 2022 foi a MG: com 48.112 unidades, quase três vezes mais do que no ano anterior, a chinesa saltou da 15ª para a 8ª colocação.
POS. | MARCA | 2022 | % MERCADO 2022 | 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | NISSAN | 168.940 | 15,6% | 203.918 | 20,1% | -17,2% | 1º |
2º | CHEVROLET | 165.117 | 15,2% | 127.300 | 12,5% | 29,7% | 2º |
3º | TOYOTA | 96.387 | 8,9% | 91.090 | 9,0% | 5,8% | 4º |
4º | KIA | 89.140 | 8,2% | 82.040 | 8,1% | 8,7% | 5º |
5º | VOLKSWAGEN | 85.941 | 7,9% | 98.436 | 9,7% | -12,7% | 3º |
6º | FCA MÉXICO | 66.098 | 6,1% | 54.414 | 5,4% | 21,5% | 6º |
7º | MAZDA | 48.275 | 4,4% | 46.901 | 4,6% | 2,9% | 7º |
8º | MG | 48.112 | 4,4% | 16.358 | 1,6% | 194,1% | 15º |
9º | FORD | 41.357 | 3,8% | 40.763 | 4,0% | 1,5% | 9º |
10º | HYUNDAI | 41.357 | 3,8% | 37.209 | 3,7% | 11,1% | 10º |
11º | SUZUKI | 40.366 | 3,7% | 33.044 | 3,3% | 22,2% | 11º |
12º | HONDA | 39.095 | 3,6% | 42.819 | 4,2% | -8,7% | 8º |
13º | RENAULT | 36.598 | 3,4% | 28.218 | 2,8% | 29,7% | 12º |
14º | MITSUBISHI | 19.622 | 1,8% | 17.872 | 1,8% | 9,8% | 14º |
15º | JAC | 16.357 | 1,5% | 8.203 | 0,8% | 99,4% | 20º |
16º | MERCEDES-BENZ | 15.515 | 1,4% | 13.751 | 1,4% | 12,8% | 16º |
17º | BMW | 12.284 | 1,1% | 12.895 | 1,3% | -4,7% | 17º |
18º | SEAT | 11.895 | 1,1% | 20.942 | 2,1% | -43,2% | 13º |
19º | AUDI | 9.884 | 0,9% | 9.416 | 0,9% | 5,0% | 19º |
20º | PEUGEOT | 8.210 | 0,8% | 11.353 | 1,1% | -27,7% | 18º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
|
| TOTAL | 1.086.058 | 100,0% | 1.014.680 | 100,0% | 7,0% |
|
No ranking de modelos, a liderança da Nissan se repetiu com os dois primeiros colocados. O Versa (48.055), embora perdendo mais de 20 mil compradores nos últimos doze meses, chegou ao 7º ano seguido no topo fazendo dobradinha pelo 2º ano consecutivo com a picape NP300 (40.427). Com forte evolução (+44%), o Kia Rio Sedan (36.433) garantiu presença no pódio pela 1ª vez.
Terceiro no último ranking, o Chevrolet Aveo (30.845) caiu para o 4º lugar, com o Nissan March (28.986) mais uma vez presente no top 5. Mais do que dobrando as vendas de 2021, o Chevrolet Onix (26.280) saltou da 14ª para a 6ª posição. Em seu 1º ano cheio, o MG 5 (23.148) entrou no top 10 – no ano anterior, o chinês havia sido apenas o 44º colocado.
Com nova geração chegando oficialmente ao Brasil em março, o Nissan Sentra (21.032) foi novamente o sedã médio preferido por lá. O Chevrolet Captiva, em seu 1º ano completo, conquistou a preferência de 19.178 consumidores para assegurar a 10ª posição e a liderança entre os SUVs e crossovers – preferido em 2021, o Kia Seltos (17.137) veio na sequência.
Em alta de quase 50%, a VW Saveiro (13.858) garantiu lugar entre os vinte mais vendidos. Com 9.279 unidades, a Chevrolet S10 foi a novata mais bem posicionada (32ª). Em seu 2º ano completou em seu mercado nativo, o VW Taos (7.031) despencou da 24ª para a 48ª colocação.
POS. | MODELO | 2022 | % MERCADO 2022 | 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | NISSAN VERSA | 48.055 | 4,4% | 69.775 | 6,9% | -31,1% | 1º |
2º | NISSAN NP300 | 40.427 | 3,7% | 47.884 | 4,7% | -15,6% | 2º |
3º | KIA RIO SEDAN | 36.433 | 3,4% | 25.369 | 2,5% | 43,6% | 6º |
4º | CHEVROLET AVEO | 30.845 | 2,8% | 37.039 | 3,7% | -16,7% | 3º |
5º | NISSAN MARCH | 28.986 | 2,7% | 34.974 | 3,4% | -17,1% | 4º |
6º | CHEVROLET ONIX | 26.280 | 2,4% | 12.362 | 1,2% | 112,6% | 14º |
7º | MG5 | 23.148 | 2,1% | 7.291 | 0,7% | 217,5% | 44º |
8º | NISSAN SENTRA | 21.032 | 1,9% | 22.469 | 2,2% | -6,4% | 7º |
9º | TOYOTA HILUX | 20.842 | 1,9% | 16.635 | 1,6% | 25,3% | 9º |
10º | CHEVROLET CAPTIVA | 19.178 | 1,8% | 10.761 | 1,1% | 78,2% | 18º |
11º | KIA SELTOS | 17.137 | 1,6% | 14.080 | 1,4% | 21,7% | 11º |
12º | CHEVROLET TRACKER | 17.060 | 1,6% | 10.389 | 1,0% | 64,2% | 20º |
13º | NISSAN KICKS | 16.265 | 1,5% | 13.988 | 1,4% | 16,3% | 12º |
14º | CHEVROLET GROOVE | 15.883 | 1,5% | 2.919 | 0,3% | 444,1% | - |
15º | SUZUKI SWIFT | 14.774 | 1,4% | 8.212 | 0,8% | 79,9% | 40º |
16º | MAZDA CX-5 | 14.605 | 1,3% | 9.162 | 0,9% | 59,4% | 29º |
17º | KIA RIO HATCH | 14.525 | 1,3% | 9.880 | 1,0% | 47,0% | 23º |
18º | VW VENTO | 14.321 | 1,3% | 29.380 | 2,9% | -51,3% | 5º |
19º | VW SAVEIRO | 13.858 | 1,3% | 9.253 | 0,9% | 49,8% | 28º |
20º | RENAULT KWID | 13.809 | 1,3% | 11.368 | 1,1% | 21,5% | 17º |
21º | CHEVROLET TORNADO VAN | 13.382 | 1,2% | 1.779 | 0,2% | 652,2% | - |
22º | TOYOTA RAV4 | 12.074 | 1,1% | 11.731 | 1,2% | 2,9% | 15º |
23º | HYUNDAI CRETA | 11.962 | 1,1% | 10.025 | 1,0% | 19,3% | 21º |
24º | VW TIGUAN | 11.582 | 1,1% | 9.009 | 0,9% | 28,6% | 30º |
25º | CHRYSLER CREW CAB | 11.217 | 1,0% | 8.704 | 0,9% | 28,9% | 35º |
26º | MG ZS | 11.050 | 1,0% | 6.758 | 0,7% | 63,5% | 47º |
27º | HONDA CITY | 10.477 | 1,0% | 7.200 | 0,7% | 45,5% | 45º |
28º | TOYOTA YARIS SEDAN | 10.415 | 1,0% | 9.266 | 0,9% | 12,4% | 27º |
29º | KIA FORTE | 9.953 | 0,9% | 14.380 | 1,4% | -30,8% | 10º |
30º | HONDA CR-V | 9.902 | 0,9% | 11.537 | 1,1% | -14,2% | 16º |
31º | MITSUBISHI L200 | 9.508 | 0,9% | 8.812 | 0,9% | 7,9% | 32º |
32º | CHEVROLET S10 | 9.279 | 0,9% | 0 | 0,0% | NOVO | - |
33º | DODGE JOURNEY | 9.119 | 0,8% | 2.208 | 0,2% | 313,0% | - |
34º | TOYOTA COROLLA | 8.962 | 0,8% | 8.770 | 0,9% | 2,2% | 34º |
35º | VW JETTA | 8.836 | 0,8% | 8.774 | 0,9% | 0,7% | 33º |
36º | TOYOTA AVANZA | 8.801 | 0,8% | 9.302 | 0,9% | -5,4% | 26º |
37º | HYUNDAI TUCSON | 8.359 | 0,8% | 4.350 | 0,4% | 92,2% | 25º |
38º | HONDA HR-V | 8.264 | 0,8% | 12.768 | 1,3% | -35,3% | 13º |
39º | MAZDA3 SEDAN | 8.262 | 0,8% | 10.020 | 1,0% | -17,5% | 22º |
40º | RAM 4000 | 8.087 | 0,7% | 5.051 | 0,5% | 60,1% | - |
41º | VW T-CROSS | 7.965 | 0,7% | 6.690 | 0,7% | 19,1% | 48º |
42º | MG GT | 7.658 | 0,7% | 0 | 0,0% | NOVO | - |
43º | HYUNDAI GRAND I10 SEDAN | 7.520 | 0,7% | 9.427 | 0,9% | -20,2% | 25º |
44º | VW VIRTUS | 7.255 | 0,7% | 8.552 | 0,8% | -15,2% | 37º |
45º | TOYOTA RAIZE | 7.189 | 0,7% | 788 | 0,1% | 812,3% | - |
46º | SUZUKI ERTIGA | 7.152 | 0,7% | 7.487 | 0,7% | -4,5% | 42º |
47º | CHRYSLER ATTITUDE | 7.092 | 0,7% | 7.046 | 0,7% | 0,7% | 46º |
48º | VW TAOS | 7.031 | 0,6% | 9.567 | 0,9% | -26,5% | 24º |
49º | MAZDA 2 SEDAN | 7.007 | 0,6% | 3.603 | 0,4% | 94,5% | - |
50º | SUZUKI IGNIS | 6.901 | 0,6% | 5.748 | 0,6% | 20,1% | - |
Fontes: AMDA / Inegi / Best Selling Cars Blog