O Motor1.com Social Car of the Year está de volta para que vocês, nossos leitores, possam escolher os melhores carros lançados ao longo de 2022, usando nossas redes sociais. A disputa acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro, com a categoria de Urban & Compact, que engloba SUVs, sedãs, peruas e hatchbacks compactos. Os elétricos competirão em uma outra categoria.
Os concorrentes foram escolhidos pela equipe de Motor1.com, considerando modelos que foram lançados entre 1º de janeiro e 16 de dezembro, seja com uma nova geração, reestilização ou uma nova versão – o importante é ter alguma novidade. A disputa entre os modelos, que segue no estilo mata-mata, foi definida por sorteio. Agora vamos falar sobre os carros, em ordem alfabética:
A Citroën está renovando a sua linha e o C3 é o primeiro dos três carros prometidos para chegar ao país até 2024. É um projeto novo, desenvolvido em parceria com o time da marca na Índia e pensado em países emergentes. Representa bem o novo posicionamento da marca, com modelos mais acessíveis em comparação à Fiat e Peugeot.
O que faz com que seja importante é o seu posicionamento. É um dos poucos carros lançados este ano com um preço inicial abaixo de R$ 70 mil, entrando no segmento de entrada que está cada vez mais restrito. Tem versões com motor 1.0 de 75 cv, sempre manual de 5 marchas; e o 1.6 de 120 cv com opção de transmissão automática de 6 marchas.
Depois de muito tempo se ter um SUV no Brasil, a Fiat experimentou um pouco do sucesso com o Pulse, que está tendo um bom resultado no mercado. Este ano foi a vez de subir um pouco na categoria com o Fastback, com uma pegada de cupê para atrair os clientes que querem algo com um visual diferente – este tipo de veículo só aparecia no segmento premium e no Volkswagen Nivus.
Vendido em três versões, o Fastback tem o motor 1.0 turbo de 130 cv nas duas variantes mais baratas e o 1.3 turbo de 185 cv na configuração topo de linha. É um dos carros mais caros da Fiat atualmente, perdendo somente para o elétrico 500e (que vem importado) e os comerciais leves como Toro. Com este posicionamento, a fabricante aproveitou para colocar bastante tecnologia, fazendo a estreia do freio de estacionamento eletrônico em um carro da empresa e outros equipamentos como painel de instrumentos digital, alerta de saída de faixa e mais.
Atualmente, o carro mais importante da Honda no Brasil é o HR-V, por ser o modelo mais vendido da marca. Por isso, a troca de geração era muito aguardada. Mudou completamente, adotando uma nova identidade visual e até alterando a sua forma para que pareça um pouco com um cupê por conta do teto mais baixo.
Se aproximou mais do novo City, com versões usando o mesmo 1.5 aspirado de 126 cv visto no hatch e no sedã, ao invés do antigo 1.8 aspirado. Para quem quer mais desempenho, o 1.5 turbo continua sendo oferecido, porém agora é flex e entrega 177 cv.
A geração atual do Hyundai HB20 está nas lojas desde 2019 e, ainda assim, já recbeu uma reestilização. O design mudou consideravelmente para resolver as críticas, com linhas inspiradas no novo Tucson (que ainda não é vendido aqui) e no i20 vendido na Europa, além de ganhar mais equipamentos, como um painel de instrumentos digital ou partida remota pela chave.
Não é difícil entender porque está concorrendo. Logo depois do lançamento, já começou a aparecer nas ruas com frequência e foi o carro de passeio mais emplacado de 2022, ficando na 2ª posição ao considerar comerciais leves – aí perde a primeira colocação para a Fiat Strada.
O carro mais barato da Jeep no Brasil, o Renegade recebeu uma reestilização bem leve, mas que trouxe mudanças bem importantes. Para começar, o motor 1.8 E.torQ, muito criticado por ser gastão, finalmente deixou de ser produzido. No seu lugar entrou o 1.3 turboflex de 185 cv. Só que isto foi acompanhado com uma má notícia, pois a marca optou por tirar o 2.0 turbodiesel de linha, criando versões 4x4 para o 1.3 turbo.
Sim, nós sabemos que o Peugeot 208 não é um carro novo e nem foi reestilizado. Só que recebeu uma alteração que mudou tudo para o hatchback, com a adição das versões com o motor 1.0 de 75 cv da Fiat. Isto permitiu que passasse a ter configurações bem mais baratas, tornando-se mais competitivo nas lojas. E isto aumentou bastante as vendas do carro, fazendo com que ultrapassasse alguns rivais como Toyota Yaris e Honda City Hatch.
O segmento dos subcompactos sobrevive no Brasil com somente dois modelos: Fiat Mobi e Renault Kwid. Enquanto o primeiro está sem novidades há um tempo, a Renault não perdeu tempo com o Kwid e já trouxe a reestilização que estreou na Índia. No momento, é o carro mais barato do país, mesmo que tenha eliminado a versão sem ar-condicionado ou direção elétrica. Apesar da renovação, ainda está tendo dificuldades para competir com o Mobi.
Desde a pandemia, o Volkswagen Polo ficou um pouco apagado por uma série de fatores, como a falta de componentes para produção e a preferência dos clientes pelo Nivus. Algo precisava ser feito para que o hatch voltasse a ser relevante e isto aconteceu no 2º semestre, com a reestilização do compacto. É um passo importante, agora que o Gol saiu de linha e que ainda terá uma variante mais barata chamada Polo Track (que será lançada em março). Só que agora o motor 1.0 turbo teve a potência reduzida de 128 cv para 117 cv.
Agora que você viu a lista completa dos competidores na categoria Urban & Compact para o prêmio deste ano, prepara-se para votar a partir do dia 23 nas nossas redes sociais. As disputas acontecerão seguindo a tabela abaixo:
As votações acontecerão exclusivamente em nossos perfis no Instagram e Facebook, através do stories, começando no dia 23 e encerrando no dia 30. Cada etapa acontecerá ao longo de 24 horas, eliminando cada um até eleger o vencedor da categoria.
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