Os organizadores do World Car Awards, eleição anual dos melhores carros do mundo, anunciaram hoje, na abertura do Salão de Genebra, os três finalistas em cada categoria da votação. O resultado final será divulgado ao vivo, em 27 de março, durante o primeiro dia de imprensa do Salão de Nova York.

Na edição 2024, participaram da votação exatamente cem jornalistas automotivos de 31 países, sendo dois deles do Brasil: Henrique Rodriguez (da revista Quatro Rodas) e este repórter que vos escreve. Motor1.com ainda está representado no júri por Carlos Cristófalo (da Argentina), Alessandro Lago (da Itália) e Pablo García (da Espanha).

Na lista de modelos elegíveis este ano havia inicialmente 70 lançamentos recentes, em todas as categorias. Em 22 de janeiro, os jurados do World Car Awards votaram para nomear 10 finalistas para o prêmio principal - o World Car of the Year 2024 (Carro Mundial do Ano 2024) - e cinco finalistas para cada uma das outras categorias, exceto Design. Os votos foram então tabulados pela empresa de auditoria KPMG.

O segundo turno aconteceu em 12 de fevereiro, quando os jurados pontuaram os finalistas do primeiro turno com base em test drives e avaliação de oito parâmetros distintos. Vale destacar que apenas modelos 100% elétricos levaram a melhor na premiação principal. Os três finalistas recém-anunciados em cada categoria são (por ordem alfabética):

BYD Seal

BYD Seal

Kia EV9

Kia EV9

Volvo EX30

Volvo EX30

World Car of the Year 2024 (Carro Mundial do Ano 2024)

BMW i5

BMW i5

Mercedes Classe E

Mercedes-Benz Classe E

Mercedes EQE SUV

Mercedes-Benz EQE SUV

World Luxury Car, para modelos de luxo

BMW M2

BMW M2

BMW XM

BMW XM

Hyundai Ioniq 5 N

Hyundai Ioniq 5 N

World Performance Car, para esportivos

BMW i5 M60 xDrive (2023)

BMW i5

2024-kia-ev9-gt-line-in-us-specification-exterior

Kia EV9

Primeiras impressões Volvo EX30 Ultra Single Motor

Volvo EX30

World Electric Vehicle, para carros elétricos

  • BMW i5
  • Kia EV9
  • Volvo EX30
BYD Dolphin vs. GWM Ora 03 Skin

BYD Dolphin

Lexus LBX

Lexus LBX

novo-volvo-ex30-2024---fotos-do-lancamento-ao-vivo

Volvo EX30

World Urban Car, para carros urbanos

  • BYD Dolphin
  • Lexus LBX
  • Volvo EX30
Ferrari Purosangue

Ferrari Purosangue

Ford Bronco

Ford Bronco

Toyota Prius

Toyota Prius

World Car Design of the Year, para o melhor design

Na categoria World Car Design of the Year, o processo de eleição é diferente. Antes de serem votados pelos jornalistas, os cinco finalistas foram selecionados por um grupo de seis renomados especialistas em estilo: Gert Hildebrand (que trabalhou nos projetos do Opel Kadett E e do Golf Mk3, entre outros), Patrick le Quément (pai do Twingo), Tsutomu "Tom" Matano (um dos criadores do Mazda MX-5 "Miata"), Victor Nacif (ex-Ford, PSA e Nissan), Shiro Nakamura (que dirigiu o projeto do atual Nissan GT-R) e o Frank Stephenson (designer da linha Mini 2001/2008, do primeiro BMW X5, da Ferrari F430, do Fiat 500 e da atual linha de superesportivos da McLaren - só isso…

Há ainda o prêmio de Personalidade do Ano (World Car Person of the Year), que já foi decidido: o troféu vai para Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull Racing. Ele é o projetista do RB19, carro de corridas mais dominante da história da Fórmula 1. Em 2023, o RB19 venceu 21 das 22 provas, conquistando o sexto campeonato mundial para a Red Bull, o terceiro campeonato para Max Verstappen e estabelecendo o conceito de design a ser seguido pela maioria dos seus concorrentes. Após 35 anos na Fórmula 1 e mais de 200 vitórias em carros de sua criação, Newey está no auge de sua carreira espetacular.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com