O mercado automotivo brasileiro ainda está se recuperando dos efeitos da pandemia, com a falta de componentes e os fatores econômicos que reduzem as oportunidades para muitos clientes. Mesmo assim, já podemos ver sinais de normalidade, com alguns carros voltando ao ranking de mais vendidos e mostrando algumas tendências para os próximos anos.

Foi o que vimos com o resultado de emplacamentos de 2022. Hatchbacks como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 voltaram ao top 10, com o modelo da Hyundai liderando entre os veículos de passeio. Outros mantiveram um bom ritmo, apesar de longe da liderança, como foi o caso de Mobi, Kwid e Argo.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Algumas situações inesperadas continuaram. A Fiat Strada ainda vende mais do que todos os outros carros e comerciais leves com folga, uma tendência que deve continuar. A Toro também tem um bom desempenho, mostrando que há chances da Chevrolet Montana aproveitar esta onda.

Outro sinal interessante deixado pelo mercado em 2022 é a disputa entre os SUVs compactos. O Volkswagen T-Cross aproveitou bastante que os seus rivais estavam desatualizados ou com problemas de produção em 2020 e 2021. Só que o ano passado foi diferente. O Hyundai Creta teve o primeiro ano cheio da nova geração e a GM retomou o ritmo de produção do Tracker. O resultado foi que o SUV da Chevrolet foi o mais vendido da categoria e o Creta começou a se aproximar perigosamente do T-Cross, o segundo colocado.

Assim, discutimos sobre os carros mais vendidos de 2022 no Brasil em cada categoria e como isto irá refletir no mercado em 2023. Dê o play acima e ouça nossa análise.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com