A próxima geração da Toyota Hilux está em desenvolvimento ao mesmo tempo que a Tacoma, sua irmã norte-americana. As picapes médias compartilharão a plataforma TNGA-F e terão muito mais em comum, inclusive na parte mecânica. Ambas adotarão um sistema híbrido e, pela primeira vez, começam a aparecer informações sobre a motorização antes do lançamento, previsto para 2023.

O canal no YouTube The Fast Lane Truck flagrou a Tacoma rodando nos Estados Unidos e desvendou algumas informações sobre o motor híbrido em desenvolvimento que estará também na nova Toyota Hilux. Citando fontes dentro da marca, a publicação diz que a picape não terá uma versão totalmente elétrica, apostando somente uma opção híbrida – a Toyota prometeu que terá uma variante eletrificada para cada um de seus carros. Este propulsor seria um 2.4 turbo de quatro cilindros, combinado a um motor elétrico.

É uma motorização que já existe dentro da Toyota e que está sendo adaptada para a picape, pois é o motor que aparece em carros como o sedã Crown e o Lexus RX. O SUV da marca de luxo entrega 309 cv, chegando a 349 cv no Crown. O The Fast Lane Truck também diz que a Tacoma terá um segundo motor e deve ser o mesmo 2.4, porém sem o sistema híbrido, como no utilitário Highlander, que tem 265 cv.

O que é dito nos bastidores é que a Toyota irá deixar a Tacoma e a Hilux mais próximas na próxima geração. Além de compartilhar motores e plataforma, até o design seria semelhante. Falando na arquitetura, a dupla adotará a base TNGA-F, modular como todas as outras versões da TNGA, porém criada para veículos com longarinas e já preparada para motorizações eletrificadas. Espera-se que a picape média fique bem mais moderna, principalmente no interior.

Toyota Tacoma/Hiluix 2024 - Projeção

A Tacoma será a primeira das duas picapes médias a serem reveladas pela Toyota. Ainda assim, ambas devem ser reveladas ao longo de 2023. No caso do Brasil, teremos que esperar mais um pouco para ver a Hilux nas ruas, pois a produção na Argentina deve começar somente em 2024. Além do 2.4 híbrido, uma possibilidade é que receba uma versão a diesel e há quem diga que, ao invés do conhecido 2.8 turbo, adotará o 3.3 V6 turbo do Land Cruiser 300, nas versões de 310 cv e 350 cv, dependendo se tem uma ou duas turbinas.


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