Toyota quer Hilux mais barata que pode ser feita na Argentina
Conceito de picape mais acessível foi apresentado junto ao protótipo elétrico do modelo
A Toyota apresentou na Ásia a Reno EV, que está servindo como um primeiro passo, ainda que conceitual, em direção a oferecer uma Hilux 100% elétrica. No entanto, não foi o único protótipo revelado na ocasião, já que a empresa ainda exibiu mais um modelo, o IMV 0, que pode ser uma boa notícia para a América Latina também.
Nossos colegas do Motor1.com Argentina afirmaram que o conceito IMV 0 revelado pela Toyota durante as comemorações de 60 anos de atuação na Tailândia tem uma proposta voltada ao baixo custo e modularidade para diversas aplicações de trabalho. Como sua base seria compartilhada com a Hilux fabricada na Argentina, haveria a possibilidade desta "Hilux mais barata" ser feita no país vizinho também.
Hilux conceito mais acessível e protótipo elétrico Reno EV
O nome do conceito faz referência ao projeto Innovative International Multipurpose Vehicle, iniciado pela Toyota em 2004, que trouxe renovações para modelos como Hilux e SW4 . Isso indica que ele compartilha um chassi com longarinas e travessas, mas com uma abordagem diferente, que nas palavras de Akio Toyoda é: "desenhado para apoiar o crescimento econômico e a mobilidade para todos". Segundo a Toyota, a equipe de design e desenvolvimento: "passou muitos meses no campo, observando o estilo de vida e as necessidades dos proprietários em potencial".
O resultado é perceptível em um veículo que mais parece uma caminhonete urbana do que uma picape. O IMV 0 tem uma aparência moderna e simples, com superfícies planas e cercadas por protetores de plástico preto, incluindo faróis, para-lamas, borda da caçamba e o perímetro de toda a cabine. Acrescenta ainda um bagageiro modular no teto, ganchos no capô e uma longa e baixa caçamba, para poder adaptá-la às diferentes necessidades de utilização. Há ainda um degrau lateral na caçamba para facilitar o acesso à caçamba.
Esteticamente tem alguma semelhança com o Oli, conceito da Citroën, e a grelha é semelhante à da Ram Rebel, mas a verdade é que compartilha traços de design com o Compact Cruiser EV recentemente apresentado pela Toyota, que por sua vez lembra o FJ Cruiser. Para dar um pouco de charme, o IMV 0 tem detalhes em vermelho, rodas de liga leve e faróis de LED.
Durante o evento, o presidente da Toyota comentou que a chegada do IMV 0 às ruas deve acontecer durante o ano de 2024. Apesar de ter sido mostrada ao lado de uma Hilux elétrica, a expectativa é que o modelo de produção seja a combustão. O próprio Akio Toyoda deu uma ideia ao comentar que os modelos elétricos “não são a única forma de atingir as metas mundiais de neutralidade de carbono” e acrescentou aos “combustíveis sintéticos livres de emissões e hidrogênio”. A novidade é algo em que a marca vem trabalhando há muito tempo, incluindo a recente Hilux movida a hidrogênio.
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