O segmento de SUVs médios e grandes registrou evolução nas vendas pelo 2º mês seguido. Com 15.459 emplacamentos em outubro somando os modelos das duas categorias, a evolução frente ao mesmo período de 2021 (15.392) foi bastante discreta (+0,4%). Na comparação com setembro (16.605), no entanto, houve uma retração de quase 7%.
Com mais de 5 mil emplacamentos pela 5ª vez no ano, o Jeep Compass (5.307) seguiu com mais de 2 mil unidades de vantagem sobre o Toyota Corolla Cross (3.225) mesmo perdendo quase 13% dos compradores do ano passado. O VW Taos (989) novamente completou o pódio, mas interrompendo a trajetória de três meses seguidos acima das mil unidades.
O Caoa Chery Tiggo 7 (482) se manteve em 4º lugar, mas com o seu pior desempenho em 2022. Em situação oposta, o Chevrolet Equinox (289) teve seu mês mais expressivo desde outubro de 2020 (476), o melhor desde a chegada da versão reestilizada. Sétimo, o Ford Bronco Sport (175) teve seu 2º melhor mês no ano.
SUVs / Crossovers II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMPASS | 51067 | 5307 | 5047 | 6094 | 47,85% | 44,24% | 5,15% | -12,91% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 35218 | 3225 | 2860 | 2999 | 29,08% | 25,07% | 12,76% | 7,54% |
3º | VW TAOS | 9097 | 989 | 1421 | 1682 | 8,92% | 12,46% | -30,40% | -41,20% |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 7324 | 482 | 823 | 596 | 4,35% | 7,21% | -41,43% | -19,13% |
5º | CHEVROLET EQUINOX | 1124 | 289 | 217 | 24 | 2,61% | 1,90% | 33,18% | 1104,17% |
6º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 2966 | 264 | 426 | 154 | 2,38% | 3,73% | -38,03% | 71,43% |
7º | FORD BRONCO SPORT | 1344 | 175 | 91 | 99 | 1,58% | 0,80% | 92,31% | 76,77% |
8º | FORD TERRITORY | 872 | 79 | 85 | 60 | 0,71% | 0,75% | -7,06% | 31,67% |
9º | KIA SPORTAGE | 647 | 71 | 121 | 75 | 0,64% | 1,06% | -41,32% | -5,33% |
10º | PEUGEOT 3008 | 688 | 64 | 110 | 31 | 0,58% | 0,96% | -41,82% | 106,45% |
11º | TOYOTA RAV4 | 864 | 46 | 124 | 52 | 0,41% | 1,09% | -62,90% | -11,54% |
12º | SUBARU XV | 192 | 30 | 1 | 73 | 0,27% | 0,01% | 2900,00% | -58,90% |
13º | SUBARU FORESTER | 178 | 23 | 0 | 0 | 0,21% | 0,00% | - | - |
14º | HYUNDAI TUCSON | 2198 | 22 | 33 | 16 | 0,20% | 0,29% | -33,33% | 37,50% |
15º | JAC E-JS4 | 198 | 12 | 19 | 10 | 0,11% | 0,17% | -36,84% | 20,00% |
16º | HYUNDAI IX35 | 258 | 7 | 25 | 125 | 0,06% | 0,22% | -72,00% | -94,40% |
17º | JAC T60 | 49 | 4 | 6 | 17 | 0,04% | 0,05% | -33,33% | -76,47% |
18º | MITSUBISHI ASX | 5 | 1 | 0 | 20 | 0,01% | 0,00% | - | -95,00% |
114289 | 11090 | 11409 | 12127 | 100,00% | 100,00% | -2,80% | -8,55% |
Entre os modelos da faixa de cima, o Jeep Commander (2.112) chegou à sua 11ª liderança seguida com vantagem ainda maior sobre os rivais Caoa Chery Tiggo 8 (978) e Toyota SW4 (869) do que em meses anteriores. Após o recorde registrado em setembro, o Chevrolet Trailblazer (349) perdeu mais da metade de seus compradores nas últimas semanas – ainda assim, o resultado foi quase 38% melhor do que há um ano.
SUVs / Crossovers III | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMMANDER | 17654 | 2112 | 2064 | 372 | 48,34% | 39,72% | 2,33% | 467,74% |
2º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 8939 | 978 | 1593 | 1104 | 22,38% | 30,66% | -38,61% | -11,41% |
3º | TOYOTA SW4 | 10821 | 869 | 758 | 1149 | 19,89% | 14,59% | 14,64% | -24,37% |
4º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 2577 | 349 | 717 | 253 | 7,99% | 13,80% | -51,32% | 37,94% |
5º | MITSUBISHI PAJERO | 1421 | 37 | 42 | 143 | 0,85% | 0,81% | -11,90% | -74,13% |
6º | JEEP WRANGLER | 60 | 13 | 6 | 39 | 0,30% | 0,12% | 116,67% | -66,67% |
7º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 1078 | 8 | 15 | 203 | 0,18% | 0,29% | -46,67% | -96,06% |
8º | FORD EXPLORER | 3 | 1 | 0 | 0 | 0,02% | 0,00% | - | - |
9º | HYUNDAI SANTA FE | 3 | 1 | 1 | 1 | 0,02% | 0,02% | 0,00% | 0,00% |
10º | JEEP GRAND CHEROKEE | 24 | 1 | 0 | 1 | 0,02% | 0,00% | - | 0,00% |
42580 | 4369 | 5196 | 3265 | 100,00% | 100,00% | -15,92% | 33,81% |
Fonte: Fenabrave