A Ram quer mesmo aproveitar seu bom momento no Brasil. A Stellantis já confirmou que fará uma picape baseada na plataforma da Toro e dos SUVs da Jeep produzidos em Goiana (PE) maior que a picape da Fiat e posicionada abaixo da linha 1500, até o momento, a menor que é vendida no país. E esse desenvolvimento parece acelerado, com lançamento esperado ainda em 2023.
Agradeço ao amigo Guilherme Maia, do BFMS, pelas fotos aqui apresentadas. Como já estamos acostumados com os produtos em desenvolvimento da Stellantis, a camuflagem pesada em forma de caixote ainda veste a carroceria da nova Ram, mas por baixo disso tudo, provavelmente já temos uma boa parte da carroceria final da picape, que poderá se chamar Dakota ou simplesmente 1200.
O enorme conjunto de rodas e pneus já nos mostram que ela ficará realmente acima da Toro, mais perto da picapes médias tradicionais do mercado, apesar de ser construída em arquitetura monobloco e compartilhando muito com os Jeep Commander e Compass, por exemplo. A suspensão traseira deverá ser a mesma da Toro, multilink, mas reforçada para suportar uma capacidade de carga acima de 1 tonelada.
Os faróis redondos não estão com vergonha e já se exibem, apesar de serem peças temporárias. Podemos apostar em uma dianteira alta, com capô bem destacado, mas basta um pouco de atenção pare perceber a linha de coluna A, parabrisa e portas que remetem aos Jeep, assim como a maçaneta das portas e retrovisores. O entre-eixos é bem avantajado, assim como o balanço traseiro - a Toro tem 2.990 mm, enquanto o Commander, o mais Jeep nacional, tem 2.794 mm. A Ram deverá ser maior, perto dos 3,20 m que encontramos nas picapes médias.
A motorização é uma novidade esperada. Sairá de linha o 2.0 turbodiesel e entrará um novo turbodiesel, 2.2, mais potente e mais moderno que atenderá novas normas de emissões que entram em vigor nos próximos anos no Brasil. Segundo o site Auto+, unidades para teste da linha de montagem no Pernambuco serão feitas nos próximos meses, o que acelera ainda mais a chance de ser apresentada em 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China