Ainda no começo de outubro, a Honda começou a oferecer a linha 2023 da XRE 300, a aventureira intermediária mais vendida no Brasil. Após exatamente 10 dias da apresentação, foi a vez de sua eterna rival mudar também. A nova Yamaha Lander 250 2023 também já está aparecendo no site nacional da marca.
Vale lembrar que o nome completo da moto é XTZ 250 Lander, sendo que a sigla XTZ costuma acompanhar as aventureiras menores da Yamaha. É o caso da XTZ 150 Crosser, por exemplo. Se a XRE 300 não mudou para 2023, ao menos a Lander trouxe algumas alterações, ainda que pequenas, para o novo ano modelo.
Agora na linha 2023, a Yamaha XTZ 250 Lander passa a contar com capas nas bengalas do garfo dianteiro. Elas já possuíam protetores externos, mas agora a proteção contra os elementos é reforçada pelo famoso "guarda-pó". A moto é oferecida nas cores Dakar Areia, Vermelho Fire e Competition Blue, tradicional da Yamaha. No caso das duas primeiras opções, a pintura passa a ser acompanhada por um grafismo "Lander XTZ 250 1996".
Com as alterações, nova Yamaha Lander 250 2023 está sendo comercializada com preço partindo de R$ 23.290. Tal valor não inclui despesas de frete ou seguro e não é válido no estado de São Paulo e outras unidades federativas que possuem uma cobrança maior de ICMS.
No demais, segue trazendo o mesmo conjunto apresentado em novembro de 2018 e que começou a chegar nas lojas no início de 2019. Na época, a renovação implicou no final da Ténéré 250, que possuía a mesma base, mas com parabrisa, relação mais longa e proposta mais para viagens. Tanto que no lançamento da Lander 2019 a Yamaha chegou a oferece até um kit opcional com a bolha e bagageiros para atender os clientes do modelo que saiu de linha.
A Yamaha Lander 250 2023 ainda é equipada com um motor SOHC de duas válvulas, 249,5 cm3 de capacidade, flex e alimentado por injeção eletrônica. Gera 20,9 cv de potência a 8.000 rpm e 2,1 kgfm de torque a 6.500 rpm quando abastecido com etanol, trabalhando com um câmbio manual de 5 marchas.
A moto ainda conta com freios a disco com 245 mm de diâmetro na frente, dotado de sistema ABS, enquanto o traseiro tem um disco de 203 mm. O chassi de berço semi-duplo é reforçado na traseira para que possa carregar até 7 kg no bagageiro. A suspensão usa um garfo telescópico com bengalas de 41 mm de diâmetro na dianteira e amortecedor único na traseira com ajuste de pré-carga. Respectivamente, o curso é de 220 mm e 204 mm.
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