A indiana Tata começa a colocar em prática ambiciosa estratégia de eletrificação com foco em acessibilidade e baixo custo. No mercado local, a marca anuncia nesta semana a chegada do compacto Tiago EV e promete entregar ao cliente autonomia razoável combinada com preços competitivos. A ideia é que seja o primeiro veículo elétrico de boa parte dos consumidores.

Projetado especificamente para a Índia, o Tiago EV está disponível em cinco versões com preço inicial equivalente a R$ 54.000. A primeira, batizada de XE, tem bateria de 19,2 kWh e promete entregar 250 quilômetros de autonomia, levando em conta médias aferidas pelo Ciclo de Condução Indiano Modificado (MIDC).

Galeria: Tata Tiago EV

As demais configurações (XT, XZ+, XZ+ Tech LUX) contam com bateria de 24 kWh e possuem alcance declarado de 315 km. De acordo com a Tata, o Tiago EV carrega até 110 km em apenas 30 minutos (embora não tenha especificado o tipo de carregamento). Para efeito de comparação, o Renault Kwid E-Tech, com porte semelhante, entrega 265 km de autonomia no ciclo misto e 298 km na cidade. A bateria possui 26,8 kWh brutos.

O motor elétrico garante 75 cv de potência e 11,6 kgfm de torque instantâneo. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 60 km/h em menos de 6 segundos. Números de 0 a 100 km/h não forma revelados. As vendas no mercado indiano (único a receber o modelo, por enquanto) serão iniciadas no próximo dia 10 de outubro.

Os primeiros 10.000 clientes terão preço inicial promocional de 849.000 rúpias (algo em torno de R$ 55.900 numa conversão direta). Já a versão topo de linha XZ+ Tech LUX custa 1.179.000 rúpias, ou seja, R$ 77.700 ao câmbio atual.

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