Nova Dakota? Ram quer mostrar rival de Hilux para concessionários em março
Marca já vem flertando com a ideia de ter picapes menores há algum tempo
Já tem pelo menos um ano que ouvimos falar que Ram está interessada em voltar a atuar nos segmentos de picapes médias e intermediárias. O próprio CEO da empresa, Mike Koval Jr., já declarou anteriormente que é uma categoria que teria um grande potencial de crescimento para a marca de caminhonetes da Stellantis.
No entanto, para isso, a Ram precisará ter um produto menor que a 1500, picape de entrada da empresa que é maior que os modelos médios. Vale destacar que, no Brasil, a recém-apresentada 1500 Classic chegou com preços que rivalizam com as versões topo de linha de competidoras médias, como a Toyota Hilux por exemplo, mas ainda é da categoria grande.
Ram média deve ser mostrada a lojistas em março
Galeria: Ram Dakota - Nova projeção
Em entrevista ao site Automotive News, Koval Jr, reafirmou que o segmento de picapes médias e menores é "provavelmente o maior espaço em branco com grande oportunidade de crescimento para a empresa". No entanto, o executivo foi além e confirmou que, além de estarem de olho no segmento, já devem mostrar um protótipo inicial desse novo produto para seus concessionários do mercado norte-americano, o que deve acontecer em março de 2023.
Em agosto, Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, também informou que Ram deve voltar a fabricar no Brasil e estes novos modelos médio ou intermediário devem ser o alvo de tal retorno. Com isso, a Ram deve se aproveitar das plataformas e estruturas da Stellantis em sua fábrica de Goiana (SP), de onde já saem Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander.
Nova Ram Dakota será monobloco como a Toro?
A Ram, então Dodge, chegou a produzir picapes no Brasil no final da década de 1990, com uma linha de produção em Campo Largo (PR). De lá, saíram as unidades nacionais da Dakota. Tal modelo, o último verdadeiramente médio da empresa, deixou de ser oferecido no mercado norte-americano em 2011 e seu nome é um dos mais cotados para o retorno da Ram ao segmento médio. O outro seria Ram 1200.
Não seria apenas um produto bom para o mercado brasileiro, já que mesmo nos EUA a demanda por Chevrolet Colorado (prima da nossa S10) e da Ford Ranger está crescendo, além do surgimento de modelos menores, como a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.
A Ram até está olhando para o segmento das médias há tempos com planos para uma picape média. Os rumores mais antigos falavam de usar a plataforma do Wrangler para que fosse um modelo parecido com a Gladiator, porém havia um problema de conseguir que seja acessível o suficiente. O projeto segue vivo no Brasil, em testes e com previsão de ser lançada em 2024.
No entanto, para este momento da Ram e da Stellantis, faria mais sentido utilizar uma plataforma monobloco. Sabendo que a empresa quer voltar a produzir em Goiana, já é um indicativo que a marca deve utilizar a plataforma Small Wide LWB, a mesma da Fiat Toro e do Compass. Como o SUV também é produzido no México, ficaria fácil montá-la para a região com um volume adequado.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Automotive News via Carscoops
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:57 Carro da Xiaomi quebra depois de rodar por somente 39 km
- 11:05 Semana Motor1.com: Mobi e Polo 2025, Yaris Cross no Brasil e mais
- 09:30 Coluna do Calmon: Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024
- 08:00 Impressões Ducati Multistrada V4 Rally: esportiva sem medo de terra
- 16:08 Substituto do Nissan March será elétrico e terá base de Renault 5
- 14:31 Bentley Batur Convertible tem apenas 16 unidades e custa mais de R$ 10 milhões
- 12:39 Prestes a mudarem, T-Cross, Nivus e Amarok têm descontos de até R$ 35 mil
- 12:07 Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços