Ram quer lançar rival de Maverick e Santa Cruz nos EUA; será a Toro?
CEO da marca revela planos de uma picape abaixo da 1500 e diz que pode ser um outro produto que já existe na Stellantis
O segmento de picapes médio-compactas tem crescido bastante nos Estados Unidos desde o lançamento da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz, ambas com um bom resultado de vendas. A Ram parece querer um pedaço deste segmento e está considerando lançar um modelo nesta categoria. Nada está confirmado no momento, mas o CEO da marca dá dicas fortes do que está por vir.
Mike Koval, chefe da Ram, conversou com o site Autoblog durante o Salão de Detroit (EUA) e compartilhou algumas informações bem interessantes. O executivo não entrou em detalhes, porém disse que a marca está "ativamente e agressivamente" considerando uma picape abaixo da Ram 1500. Seria uma média? Koval diz que estão bem interessados em modelos ainda menores.
Isto já abre a discussão. Para o mercado norte-americano, Maverick e Santa Cruz são picapes compactas, enquanto uma Fiat Strada seria considerada sub-compacta. O CEO da Ram diz que poderia usar a ampla linha de marcas da Stellantis para conseguir novos modelos. E, como sabemos bem no Brasil, já existe uma opção neste segmento: Fiat Toro, que inclusive chega ao México como a Ram 1000. Koval ainda cita que a Ram tem visto um crescimento em outros mercados como América do Sul e Austrália.
A Fiat Toro faria todo sentido para o mercado norte-americano. Para começar, é feita com a plataforma Small Wide 4x4, a mesma usada no Jeep Compass (este na versão LWB). E o SUV médio é produzido em Toluca (México), então ficaria fácil montá-la para a região com um volume adequado. Considerando que tanto a Santa Cruz quanto a Maverick tem fila de espera, a Stellantis teria que ter uma produção de alto volume, então o México conseguir atender à demanda.
E também há o ponto de que a Toro está pronta e tem o porte adequado para enfrentar as rivais da Ford e da Hyundai. A picape da Fiat tem 4,91 m de comprimento, enquanto a Santa Cruz mede 4,97 m e a Maverick tem 5,07 m. O que a Ram teria que fazer é rever a capacidade de reboque da picape, algo mais importante nos EUA do que a capacidade de carga da caçamba, pois é de apenas 400 kg - a Maverick, por exemplo, puxa até 1.800 kg.
A Ram até está olhando para o segmento das médias, há tempos com planos para uma picape média. Os rumores mais antigos falavam de usar a plataforma do Wrangler para que fosse um modelo parecido com a Gladiator, porém havia um problema de conseguir que seja acessível o suficiente. O projeto segue vivo no Brasil, em testes e com previsão de ser lançada em 2024.
Fonte: Autoblog.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram