Dentro da sua proposta de mudar o posicionamento no mercado brasileiro, a Fiat tem muito a agradecer a picape Toro. Antes dela, a marca dificilmente emplacada um veículo em categorias superiores aos populares, o que mudou com a sua chegada em 2016. Veio Pulse e Fastback, mas a Fiat quer mais e a Toro, mais uma vez, será sua aliada. 

Herlander Zola, VP da Fiat América do Sul, respondeu durante a coletiva de lançamento do Fastback que a Toro não terá um SUV-cupê, como o conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, mas terá um derivado. E conversando com outro executivo, a frase foi a seguinte: "o que dá mais dinheiro que uma Toro? Qual segmento pode fazer isso?".

Fiat Fastback Concept - Salão de SP 2018

SUV da Toro nascerá, mas não um cupê como o Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de 2018

Ou seja, a Fiat Toro terá o seu SUV. A dúvida que paira no ar é como este novo SUV se posicionará no mercado. Por um lado, se a Fiat decidir por um SUV médio, um irmão do Jeep Compass, poderá o posicionar mais barato que o Jeep, com simplificações e, acabamento, por exemplo, mas sem perder as qualidades da Toro e, mesmo assim, a alinhar com VW Taos e Toyota Corolla Cross, por exemplo. 

Por outro lado, a Toro permite outra configuração. A Fiat poderia fazer um SUV médio de 7 lugares como uma opção dentro da Stellantis abaixo do Jeep Commander, por exemplo, e atender os clientes do Compass que precisam de mais espaço interno. Diferente do que já aconteceu no passado, a Fiat "perdeu o medo" de cruzar segmentos e preços com a Jeep, atendendo um cliente diferente com uma proposta diferente de design, por exemplo. 

Quando isso deverá acontecer? A engenharia da Stellantis está trabalhando na nova picape Ram, usando a plataforma do Commander em monobloco, para se posicionar entre a própria Toro e modelos da Ram, com produção em Goiana (PE). Ou seja, com sorte veremos protótipos no ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com