Maior mercado do continente europeu, a Alemanha completou em junho quatro meses consecutivos com retração nas vendas de veículos novos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas no mês passado 224.558 unidades, 18,1% a menos do que há um ano.
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (43.456) perdeu quase ¼ dos compradores de 2021, mas manteve uma mais do que confortável vantagem sobre as demais. Embora (pouco) atrás da BMW (19.706), a Mercedes-Benz (19.398) foi a única entre as dez primeiras com desempenho positivo (+9,5%). 14ª, a Dacia (5.683) mais uma vez foi a campeã de crescimento (+40%).
Galeria: Volkswagen Golf eTSI - Avaliação
POS. | MARCA | JUN.2022 | % MERCADO 2022 | JUN.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 43.456 | 19,4% | 57.159 | 20,8% | -24,0% |
2º | BMW | 19.706 | 8,8% | 21.847 | 8,0% | -9,8% |
3º | MERCEDES-BENZ | 19.398 | 8,6% | 17.723 | 6,5% | 9,5% |
4º | AUDI | 17.494 | 7,8% | 20.124 | 7,3% | -13,1% |
5º | OPEL | 13.609 | 6,1% | 16.535 | 6,0% | -17,7% |
6º | SKODA | 12.314 | 5,5% | 15.288 | 5,6% | -19,5% |
7º | SEAT | 10.813 | 4,8% | 14.626 | 5,3% | -26,1% |
8º | FORD | 10.551 | 4,7% | 11.764 | 4,3% | -10,3% |
9º | HYUNDAI | 8.715 | 3,9% | 11.641 | 4,2% | -25,1% |
10º | TOYOTA | 6.894 | 3,1% | 7.507 | 2,7% | -8,2% |
11º | RENAULT | 6.891 | 3,1% | 10.407 | 3,8% | -33,8% |
12º | KIA | 6.596 | 2,9% | 6.583 | 2,4% | 0,2% |
13º | FIAT | 6.537 | 2,9% | 9.364 | 3,4% | -30,2% |
14º | DACIA | 5.683 | 2,5% | 4.051 | 1,5% | 40,3% |
15º | PEUGEOT | 3.849 | 1,7% | 5.835 | 2,1% | -34,0% |
16º | CITROËN | 3.812 | 1,7% | 5.350 | 2,0% | -28,7% |
17º | MINI | 3.176 | 1,4% | 4.121 | 1,5% | -22,9% |
18º | TESLA | 2.908 | 1,3% | 4.466 | 1,6% | -34,9% |
19º | MITSUBISHI | 2.698 | 1,2% | 3.665 | 1,3% | -26,4% |
20º | PORSCHE | 2.533 | 1,1% | 2.625 | 1,0% | -3,5% |
... | ... | ... | ... | ... | ||
TOTAL | 224.558 | 100,0% | 274.152 | 100,0% | -18,1% |
No ranking de modelos, o VW Golf (7.837) chegou à sua 6ª liderança seguida, mesmo perdendo mais de 1/3 dos compradores de 2021. Assim como em maio, sua vantagem em relação ao VW T-Roc (6.749) sequer chegou a mil unidades. O Opel Corsa foi o terceiro mais vendido, escolhido por 5.744 consumidores.

O Fiat 500, com 4.237 unidades, garantiu seu 2º top 5 seguido muito próximo do VW Tiguan (4.329). Embora sem nenhum modelo no top 10, a Mercedes viu 4 de seus modelos no top 50, todos eles com crescimentos acima dos 17%. 30º, o Kia Sportage (2.103) registrou a maior evolução (+130%). Versão local do Nivus, o VW Taigo (1.869) apareceu na lista pelo 3º mês seguido.
POS. | MODELO | JUN.2022 | % MERCADO 2022 | JUN.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOLF | 7.837 | 3,5% | 12.107 | 4,4% | -35,3% |
2º | VW T-ROC | 6.749 | 3,0% | 6.454 | 2,4% | 4,6% |
3º | OPEL CORSA | 5.744 | 2,6% | 5.209 | 1,9% | 10,3% |
4º | VW TIGUAN | 4.329 | 1,9% | 6.656 | 2,4% | -35,0% |
5º | FIAT 500 | 4.237 | 1,9% | 4.015 | 1,5% | 5,5% |
6º | VW PASSAT | 3.677 | 1,6% | 5.720 | 2,1% | -35,7% |
7º | BMW SÉRIE 3 | 3.517 | 1,6% | 4.556 | 1,7% | -22,8% |
8º | VW T-CROSS | 3.392 | 1,5% | 3.490 | 1,3% | -2,8% |
9º | AUDI A3 | 3.390 | 1,5% | 3.692 | 1,3% | -8,2% |
10º | MINI | 3.176 | 1,4% | 4.121 | 1,5% | -22,9% |
11º | FORD KUGA | 3.127 | 1,4% | 3.409 | 1,2% | -8,3% |
12º | VW TRANSPORTER | 3.015 | 1,3% | 3.366 | 1,2% | -10,4% |
13º | SEAT FORMENTOR | 2.997 | 1,3% | 2.065 | 0,8% | 45,1% |
14º | AUDI Q3 | 2.886 | 1,3% | 2.771 | 1,0% | 4,2% |
15º | SEAT LEON | 2.757 | 1,2% | 3.548 | 1,3% | -22,3% |
16º | VW UP | 2.691 | 1,2% | 4.593 | 1,7% | -41,4% |
17º | BMW X3 | 2.564 | 1,1% | 2.588 | 0,9% | -0,9% |
18º | MERCEDES CLASSE C | 2.482 | 1,1% | 1.983 | 0,7% | 25,2% |
19º | MERCEDES CLASSE E | 2.449 | 1,1% | 2.059 | 0,8% | 18,9% |
20º | TOYOTA YARIS | 2.448 | 1,1% | 2.032 | 0,7% | 20,5% |
21º | SKODA KAROQ | 2.425 | 1,1% | 1.889 | 0,7% | 28,4% |
22º | AUDI Q5 | 2.415 | 1,1% | 1.743 | 0,6% | 38,6% |
23º | MERCEDES CLASSE V | 2.361 | 1,1% | 2.011 | 0,7% | 17,4% |
24º | BMW SÉRIE 5 | 2.294 | 1,0% | 1.751 | 0,6% | 31,0% |
25º | OPEL CROSSLAND X | 2.293 | 1,0% | 1.966 | 0,7% | 16,6% |
26º | MERCEDES GLC | 2.290 | 1,0% | 1.310 | 0,5% | 74,8% |
27º | OPEL MOKKA | 2.213 | 1,0% | 2.575 | 0,9% | -14,1% |
28º | TESLA MODEL Y | 2.144 | 1,0% | 0 | - | - |
29º | HYUNDAI KONA | 2.124 | 0,9% | 3.500 | 1,3% | -39,3% |
30º | KIA SPORTAGE | 2.103 | 0,9% | 916 | 0,3% | 129,6% |
31º | SKODA OCTAVIA | 2.100 | 0,9% | 3.595 | 1,3% | -41,6% |
32º | BMW X1 | 2.086 | 0,9% | 2.061 | 0,8% | 1,2% |
33º | KIA CEED | 2.058 | 0,9% | 2.515 | 0,9% | -18,2% |
34º | DACIA DUSTER | 2.002 | 0,9% | 1.215 | 0,4% | 64,8% |
35º | SKODA FABIA | 1.966 | 0,9% | 2.046 | 0,7% | -3,9% |
36º | SKODA KODIAQ | 1.927 | 0,9% | 1.674 | 0,6% | 15,1% |
37º | VW TAIGO | 1.869 | 0,8% | 0 | - | - |
38º | CITROËN JUMPER | 1.812 | 0,8% | 2.002 | 0,7% | -9,5% |
39º | FIAT DUCATO | 1.776 | 0,8% | 4.731 | 1,7% | -62,5% |
40º | HYUNDAI TUCSON | 1.757 | 0,8% | 2.055 | 0,7% | -14,5% |
41º | BMW SÉRIE 1 | 1.744 | 0,8% | 2.801 | 1,0% | -37,7% |
42º | BMW SÉRIE 4 | 1.675 | 0,7% | 892 | 0,3% | 87,8% |
43º | VW POLO | 1.669 | 0,7% | 4.188 | 1,5% | -60,1% |
44º | SEAT ATECA | 1.626 | 0,7% | 2.239 | 0,8% | -27,4% |
45º | VW ID.3 | 1.620 | 0,7% | 2.448 | 0,9% | -33,8% |
46º | BMW X5 | 1.585 | 0,7% | 1.254 | 0,5% | 26,4% |
47º | MITSUBISHI MIRAGE | 1.583 | 0,7% | 2.137 | 0,8% | -25,9% |
48º | BMW SÉRIE 2 | 1.568 | 0,7% | 1.985 | 0,7% | -21,0% |
49º | AUDI A6 | 1.507 | 0,7% | 3.229 | 1,2% | -53,3% |
50º | TOYOTA AYGO | 1.492 | 0,7% | 1.621 | 0,6% | -8,0% |
NO 1º SEMESTRE
Se o 1º semestre de 2021 havia mostrado uma recuperação razoável da Alemanha em relação ao péssimo ano de 2020, os seis primeiros meses de 2022 não foram animadores: com 1.237.975 veículos novos comercializados, o mercado alemão recuou 11% no período – em números absolutos, mais de 150 mil unidades deixaram de chegar às ruas.

Mesmo com 1,8 ponto percentual a menos de participação e uma queda de quase 19% nos últimos 12 meses, a Volkswagen (224.136) emplacou mais do que o dobro da vice-líder Mercedes-Benz (111.479). Numa briga acirrada pelo 3º lugar, vitória da BMW (103.636) sobre a Audi (101.103). Vale ressaltar: nenhuma marca entre as 10 primeiras registrou crescimento.
POS. | MARCA | 1º SEM 2022 | % MERCADO 2022 | 1º SEM 2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | VW | 224.136 | 18,1% | 276.486 | 19,9% | -18,9% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ | 111.479 | 9,0% | 116.646 | 8,4% | -4,4% | 3º |
3º | BMW | 103.636 | 8,4% | 118.388 | 8,5% | -12,5% | 2º |
4º | AUDI | 101.103 | 8,2% | 106.397 | 7,6% | -5,0% | 4º |
5º | OPEL | 70.907 | 5,7% | 84.719 | 6,1% | -16,3% | 5º |
6º | SKODA | 69.212 | 5,6% | 84.541 | 6,1% | -18,1% | 6º |
7º | FORD | 62.741 | 5,1% | 69.781 | 5,0% | -10,1% | 7º |
8º | SEAT | 56.380 | 4,6% | 65.707 | 4,7% | -14,2% | 8º |
9º | HYUNDAI | 47.973 | 3,9% | 49.205 | 3,5% | -2,5% | 10º |
10º | RENAULT | 37.992 | 3,1% | 52.661 | 3,8% | -27,9% | 9º |
11º | TOYOTA | 37.855 | 3,1% | 34.623 | 2,5% | 9,3% | 12º |
12º | FIAT | 37.730 | 3,0% | 44.514 | 3,2% | -15,2% | 11º |
13º | KIA | 36.366 | 2,9% | 30.632 | 2,2% | 18,7% | 13º |
14º | DACIA | 24.759 | 2,0% | 17.070 | 1,2% | 45,0% | 19º |
15º | PEUGEOT | 21.157 | 1,7% | 29.360 | 2,1% | -27,9% | 14º |
16º | MINI | 19.833 | 1,6% | 22.761 | 1,6% | -12,9% | 16º |
17º | CITROËN | 19.736 | 1,6% | 25.671 | 1,8% | -23,1% | 15º |
18º | TESLA | 18.259 | 1,5% | 13.768 | 1,0% | 32,6% | - |
19º | MITSUBISHI | 17.607 | 1,4% | 15.659 | 1,1% | 12,4% | 20º |
20º | VOLVO | 16.644 | 1,3% | 22.414 | 1,6% | -25,7% | 17º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ||
ACUMULADO | 1.237.975 | 100,0% | 1.390.889 | 100,0% | -11,0% | ... |
O domínio da VW se refletiu no ranking de modelos com os três primeiros colocados, o Golf (42.963) à frente do T-Roc (27.129) e do Tiguan (24.714), este último muito pouco à frente do Opel Corsa (24.576). Um dos únicos modelos da parte de cima com resultado positivo – o outro foi a van VW Transporter (18.493, +4,3%) -, o Fiat 500 foi o 5º colocado, um salto de 14 posições frente ao mesmo período de 2021.

Terceiro há um ano, o VW Passat (20.403) perdeu mais de 1/3 de seus compradores, a maior queda no top 10. Melhor Mercedes-Benz da lista, o Classe C (17.345) avançou quase 34%, enquanto BMW Série 3 (18.204, 9º) e Audi A4 (13.401, 20º), seus maiores rivais, recuaram pelo menos 15%. Melhor estreante do top 50, o Seat Formentor (16.672) praticamente dobrou as vendas.
O destaque negativo ficou com a Fiat Ducato: sexta colocada há um ano, a van da Fiat recuou quase 42% e desta vez foi apenas a 15ª colocada. Principal aposta da VW entre os elétricos, o ID.3 emplacou apenas 6.084 unidades e sequer figurou entre os 50 primeiros – no ano passado, o modelo havia sido o 29º colocado.
POS. | MODELO | 1º SEM 2022 | % MERCADO 2022 | 1º SEM 2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | VW GOLF | 42.963 | 3,5% | 54.369 | 3,9% | -21,0% | 1º |
2º | VW T-ROC | 27.129 | 2,2% | 29.973 | 2,2% | -9,5% | 4º |
3º | VW TIGUAN | 24.714 | 2,0% | 36.505 | 2,6% | -32,3% | 2º |
4º | OPEL CORSA | 24.576 | 2,0% | 26.329 | 1,9% | -6,7% | 5º |
5º | FIAT 500 | 20.578 | 1,7% | 15.751 | 1,1% | 30,6% | 19º |
6º | VW PASSAT | 20.403 | 1,6% | 30.664 | 2,2% | -33,5% | 3º |
7º | MINI | 19.833 | 1,6% | 22.761 | 1,6% | -12,9% | 10º |
8º | VW TRANSPORTER | 18.493 | 1,5% | 17.738 | 1,3% | 4,3% | 13º |
9º | BMW SÉRIE 3 | 18.204 | 1,5% | 23.511 | 1,7% | -22,6% | 8º |
10º | AUDI A3 | 17.904 | 1,4% | 18.138 | 1,3% | -1,3% | 12º |
11º | MERCEDES CLASSE C | 17.345 | 1,4% | 12.963 | 0,9% | 33,8% | 28º |
12º | VW T-CROSS | 16.751 | 1,4% | 16.592 | 1,2% | 1,0% | 14º |
13º | SEAT FORMENTOR | 16.672 | 1,3% | 8.406 | 0,6% | 98,3% | - |
14º | MERCEDES GLK / GLC | 15.476 | 1,3% | 14.883 | 1,1% | 4,0% | 22º |
15º | FIAT DUCATO | 15.054 | 1,2% | 25.776 | 1,9% | -41,6% | 6º |
16º | FORD KUGA | 14.286 | 1,2% | 15.695 | 1,1% | -9,0% | 20º |
17º | SEAT LEON | 14.100 | 1,1% | 16.218 | 1,2% | -13,1% | 17º |
18º | TOYOTA YARIS | 13.822 | 1,1% | 9.669 | 0,7% | 43,0% | 49º |
19º | MERCEDES CLASSE E | 13.570 | 1,1% | 14.549 | 1,0% | -6,7% | 23º |
20º | AUDI A4 | 13.401 | 1,1% | 15.834 | 1,1% | -15,4% | 18º |
21º | OPEL MOKKA | 13.220 | 1,1% | 9.912 | 0,7% | 33,4% | 46º |
22º | AUDI Q3 | 12.820 | 1,0% | 12.382 | 0,9% | 3,5% | 33º |
23º | VW POLO | 12.757 | 1,0% | 16.409 | 1,2% | -22,3% | 16º |
24º | SKODA OCTAVIA | 12.754 | 1,0% | 24.731 | 1,8% | -48,4% | 7º |
25º | HYUNDAI KONA | 12.580 | 1,0% | 15.244 | 1,1% | -17,5% | 21º |
26º | KIA CEED | 12.550 | 1,0% | 11.617 | 0,8% | 8,0% | 35º |
27º | VW UP | 12.490 | 1,0% | 22.772 | 1,6% | -45,2% | 9º |
28º | BMW X3 | 12.431 | 1,0% | 11.864 | 0,9% | 4,8% | 34º |
29º | BMW X1 | 12.096 | 1,0% | 13.748 | 1,0% | -12,0% | 25º |
30º | SKODA FABIA | 11.897 | 1,0% | 9.318 | 0,7% | 27,7% | - |
31º | FORD TRANSIT | 11.530 | 0,9% | 11.359 | 0,8% | 1,5% | 37º |
32º | SKODA KAROK | 11.386 | 0,9% | 11.477 | 0,8% | -0,8% | 36º |
33º | BMW SÉRIE 5 | 10.803 | 0,9% | 12.640 | 0,9% | -14,5% | 32º |
34º | TESLA MODEL 3 | 10.801 | 0,9% | 13.719 | 1,0% | -21,3% | 26º |
35º | AUDI Q5 | 10.691 | 0,9% | 7.545 | 0,5% | 41,7% | |
36º | AUDI A6 | 10.673 | 0,9% | 18.840 | 1,4% | -43,3% | 11º |
37º | OPEL ASTRA | 10.653 | 0,9% | 16.576 | 1,2% | -35,7% | 15º |
38º | FORD PUMA | 9.946 | 0,8% | 12.649 | 0,9% | -21,4% | 31º |
39º | MERCEDES CLASSE V | 9.883 | 0,8% | 10.022 | 0,7% | -1,4% | 44º |
40º | OPEL CROSSLAND X | 9.852 | 0,8% | 10.160 | 0,7% | -3,0% | 43º |
41º | FORD FOCUS | 9.643 | 0,8% | 10.853 | 0,8% | -11,1% | 38º |
42º | VW CADDY | 9.402 | 0,8% | 10.582 | 0,8% | -11,2% | 39º |
43º | SKODA KODIAQ | 9.306 | 0,8% | 9.731 | 0,7% | -4,4% | 48º |
44º | CITROËN JUMPER | 9.190 | 0,7% | 7.963 | 0,6% | 15,4% | - |
45º | DACIA SANDERO | 9.186 | 0,7% | 8.088 | 0,6% | 13,6% | - |
46º | KIA SPORTAGE | 8.752 | 0,7% | 3.752 | 0,3% | 133,3% | - |
47º | BMW SÉRIE 1 | 8.739 | 0,7% | 14.378 | 1,0% | -39,2% | 24º |
48º | SEAT ATECA | 8.430 | 0,7% | 12.720 | 0,9% | -33,7% | 30º |
49º | MERCEDES CLASSE A | 8.305 | 0,7% | 13.026 | 0,9% | -36,2% | 27º |
50º | BMW SÉRIE 4 | 8.096 | 0,7% | 4.060 | 0,3% | 99,4% | - |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog