A Honda revelou o novo Civic Type R na semana passada com a mesma fórmula de sempre para o hot hatch, usando um motor 2.0 turbo, transmissão manual de 6 marchas e tração dianteira. A apresentação acabo com os rumores de que esta geração teria uma motorização híbrida e com tração integral. Só que agora ficamos sabendo que até existe uma verdade nos rumores.

Falando com a Autocar, o consultor técnico da Honda Motor Europe, Ko Yamamoto, disse que a plataforma do Civic Type R pode suportar a eletrificação. Embora ele tenha descartado a possibilidade de uma variante totalmente elétrica, dizendo que a arquitetura atual não foi feita para isso, ele deixou a porta um pouco aberta para uma versão híbrida no futuro:

"Eu não excluiria a eletrificação. Não podemos fazer uma motorização puramente elétrica nesta plataforma, mas imagino que possa receber um sistema híbrido plug-in até um certo nível. A eletrificação é apenas outra medida técnica, como o VTEC ou um turbo, ou uma suspensão multi-link".

Honda Civic Type R 2023

Questionado se o Civic Type R de tração integral está nos planos, Yamamoto disse que a possibilidade está definitivamente descartada. Embora seja tecnicamente possível, uma vez que o carro compartilha sua plataforma com o CR-V, o engenheiro não vê os benefícios: "Não é necessariamente mais rápido, mas é mais pesado".

Documentos enviados para os clientes que já encomendaram o carro no Japão revelaram que o motor 2.0 turbo foi melhorado para entregar 330 cv e 42,8 kgfm, o que são 10 cv e 2 kgfm a mais do que a geração anterior. Poderá receber uma asa traseira de fibra de carbono, reduzindo o peso em 1 kg. Outra mudança está nas rodas, usando um conjunto de 19 polegadas com pneus 265/30 Michelin Pilot Sport 4S.

Ainda há muitas informações técnicas que não foram divulgadas, muito menos o preço do hot hatch. Tudo será revelado nos próximos meses, quando o novo Honda Civic Type R será lançado no mercado norte-americano. O esportivo será vendido no Brasil em 2023, importado do Japão, chegando para brigar com o Toyota GR Corolla, também confirmado para o ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com