A linha da 11ª geração do Civic finalmente está completa, com a apresentação do novo Honda Civic Type R 2023. O hatch esportivo que sempre representou o topo de gama do carro enfim é revelado oficialmente, trazendo um visual mais agressivo e mudanças na mecânica para ser “o Civic mais potente de todos os tempos”. Veremos este carro no Brasil a partir do ano que vem, como confirmado pela própria fabricante.
Como sempre, o novo Honda Civic Type R terá apenas a carroceria hatchback – quem quiser uma opção maior terá que olhar para o Civic Si, que não é tão potente quanto o Type R. Para criar o esportivo, a fabricante usou o Civic hatch normal e mexeu no seu design, sempre pautado pelas modificações aerodinâmicas. “O Type R é mais do que velocidade, potência e dirigibilidade. É como um grande carro faz você sentir o que realmente importa e é disso que se trata o Civic Type R”, explica Mike Kistemaker, vice-presidente de vendas da Honda nos EUA.
A carroceria tem uma nova construção com materiais mais leves e mais rígidos, melhorando a estabilidade em velocidades altas enquanto continua a oferecer uma resposta afiada nas curvas. Adota uma nova grade no para-choque com formato colmeia e os faróis de neblina foram retirados, para que a área seja usada para outa passagem de ar. O capô tem um discreto estrator, ajudando na refrigeração do motor.
As modificações continuam nas laterais, com rodas de liga leve usando pneus mais largos e uma passagem de ar na caixa de roda perto das portas. Falando nelas, as portas traseiras são exclusivas, mais largas do que a versão “civil”. Na traseira está a saída de escapamento com três ponteiras centrais, um para-choque redesenhado com difusor e uma gigantesca asa passando por cima do vidro.
O interior do hatch não foi esuqecido, recebendo bancos, carpete e acabamento vermelho. Os bancos são de imitação de suede com um coeficiente alto de fricção, para que os passageiros não escorreguem pelos assentos por causa da força G em curvas de alta velocidade. O painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas foi modificado para mostrar informações como um cronômetro, um medidor de força G e outras informações úteis para track days.
E quanto ao motor? A Honda não colaborou muito e disse apenas que terá uma nova versão do 2.0 turbo de quatro cilindros, prometendo que é ainda mais potente e com respostas melhoradas. Ou seja, deve superar os 320 cv da geração anterior. Será combinado exclusivamente com uma transmissão manual de 6 marchas e com tração dianteira – acabando com rumores de que teria uma variante de tração integral.
O novo Honda Civic Type R 2023 será lançado nos Estados Unidos entre setembro e novembro, quando a marca irá anunciar os preços e mais detalhes como as informações técnicas. Aqui no Brasil, a divisão da fabricante já confirmou seu lançamento no ano que vem, chegando para enfrentar o Toyota GR Corolla e ajudando a reviver o segmento de hot hatches no país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo