Segundo maior mercado mundial, os EUA encerraram o 1º semestre com queda nas vendas de veículos novos. Segundo o site Marklines, foram comercializadas 6.863.968 unidades no período, quase 18% a menos do que há um ano. Em números absolutos, quase 1,5 milhão de unidades deixaram de chegar às ruas.
Na disputa entre as montadoras, a Toyota (887.040) se manteve no topo, mas desta vez com vantagem bem menor em relação à Ford (863.605). O pódio foi completado pela Chevrolet (726.435). No top 20, ninguém perdeu mais espaço do que a Honda (453.347, -39%). Com a menor queda entre as dez primeiras (-7%), a Jeep (379.945) ficou à frente da Nissan (362.459). Nona, a Tesla (282.071) foi a única do top 10 com desempenho positivo (+103%).
Galeria: Ford F-150 2021
POS. | MARCA | 1º SEM. 2022 | % MERCADO 2022 | 1º SEM. 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | TOYOTA | 887.040 | 12,9% | 1.090.126 | 13,0% | -18,6% |
2º | FORD | 863.605 | 12,6% | 941.016 | 11,3% | -8,2% |
3º | CHEVROLET | 726.435 | 10,6% | 895.496 | 10,7% | -18,9% |
4º | HONDA | 453.347 | 6,6% | 745.126 | 8,9% | -39,2% |
5º | JEEP | 379.945 | 5,5% | 407.983 | 4,9% | -6,9% |
6º | NISSAN | 362.459 | 5,3% | 546.764 | 6,5% | -33,7% |
7º | HYUNDAI | 336.513 | 4,9% | 419.991 | 5,0% | -19,9% |
8º | KIA | 321.916 | 4,7% | 360.094 | 4,3% | -10,6% |
9º | TESLA | 282.071 | 4,1% | 139.301 | 1,7% | 102,5% |
10º | RAM | 276.026 | 4,0% | 350.671 | 4,2% | -21,3% |
11º | SUBARU | 263.795 | 3,8% | 321.250 | 3,8% | -17,9% |
12º | GMC | 253.495 | 3,7% | 302.526 | 3,6% | -16,2% |
13º | MERCEDES-BENZ | 167.981 | 2,4% | 182.473 | 2,2% | -7,9% |
14º | BMW | 152.615 | 2,2% | 168.041 | 2,0% | -9,2% |
15º | MAZDA | 142.803 | 2,1% | 184.703 | 2,2% | -22,7% |
16º | VOLKSWAGEN | 142.280 | 2,1% | 201.810 | 2,4% | -29,5% |
17º | LEXUS | 131.088 | 1,9% | 157.712 | 1,9% | -16,9% |
18º | DODGE | 85.315 | 1,2% | 126.304 | 1,5% | -32,5% |
19º | AUDI | 85.150 | 1,2% | 120.652 | 1,4% | -29,4% |
20º | CHRYSLER | 66.048 | 1,0% | 58.634 | 0,7% | 12,6% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 6.863.968 | 100,0% | 8.355.351 | 100,0% | -17,8% |
Já entre os modelos, as picapes dominaram o pódio com a Ford F-Series (299.345) novamente no topo, mas desta vez com a Chevrolet Silverado (261.827) à frente da Ram Pick-up (244.984). Com pouco mais de 200 mil unidades – resultado estimado -, o Toyota RAV4 manteve-se como líder entre os veículos de passeio. Camry (135.925) e Corolla (116.832), ambos da Toyota, foram os sedãs no top 10.
Único entre os primeiros colocados a crescer (+25%), o Jeep Grand Cherokee (134.369) foi o 6º. Com reestilização recém-apresentada no Brasil, o Chevrolet Equinox (116.679) foi o 10º, praticamente estável em relação a 2021. 13º, o Tesla Model Y (107.999) foi o premium mais vendido – no top 25, aliás, a marca ainda emplacou o Model 3 (90.099) e o Model S (73.673).
Veio da Honda o destaque negativo do período: com 70.335 unidades, o Civic registrou a maior queda do top 50 (-54%), despencando para um modesto 26º lugar. Outro sedã em mau momento comercial foi o Nissan Sentra (44.375), que perdeu 4 em cada 10 compradores. 42º colocado, o Jeep Compass (46.335) registrou um incremento superior a 35%.
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % MERCADO 2022 | 1º SEM. 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | FORD F-SERIES | 299.345 | 4,4% | 362.031 | 4,3% | -17,3% |
2º | CHEVROLET SILVERADO | 261.827 | 3,8% | 291.321 | 3,5% | -10,1% |
3º | RAM PICK-UP | 244.984 | 3,6% | 313.069 | 3,7% | -21,7% |
4º | TOYOTA RAV4* | 201.222 | 2,9% | 221.195 | 2,6% | -9,0% |
5º | TOYOTA CAMRY | 135.925 | 2,0% | 177.671 | 2,1% | -23,5% |
6º | JEEP GRAND CHEROKEE | 134.369 | 2,0% | 107.924 | 1,3% | 24,5% |
7º | GMC SIERRA | 118.938 | 1,7% | 138.411 | 1,7% | -14,1% |
8º | TOYOTA HIGHLANDER | 117.403 | 1,7% | 144.380 | 1,7% | -18,7% |
9º | TOYOTA COROLLA | 116.832 | 1,7% | 155.531 | 1,9% | -24,9% |
10º | CHEVROLET EQUINOX | 116.679 | 1,7% | 118.667 | 1,4% | -1,7% |
11º | HONDA CR-V | 116.602 | 1,7% | 213.199 | 2,6% | -45,3% |
12º | TOYOTA TACOMA | 108.648 | 1,6% | 139.296 | 1,7% | -22,0% |
13º | TESLA MODELY | 107.999 | 1,6% | 76.428 | 0,9% | 41,3% |
14º | FORD EXPLORER | 102.917 | 1,5% | 118.241 | 1,4% | -13,0% |
15º | JEEP WRANGLER | 99.498 | 1,4% | 118.666 | 1,4% | -16,2% |
16º | TESLA MODEL3 | 90.099 | 1,3% | 51.511 | 0,6% | 74,9% |
17º | NISSAN ROGUE | 87.676 | 1,3% | 182.288 | 2,2% | -51,9% |
18º | HYUNDAI TUCSON | 84.071 | 1,2% | 83.517 | 1,0% | 0,7% |
19º | MAZDA CX-5 | 81.804 | 1,2% | 88.113 | 1,1% | -7,2% |
20º | HONDA ACCORD | 80.422 | 1,2% | 114.707 | 1,4% | -29,9% |
21º | NISSAN ALTIMA | 78.609 | 1,1% | 61.928 | 0,7% | 26,9% |
22º | SUBARU OUTBACK | 77.341 | 1,1% | 87.619 | 1,0% | -11,7% |
23º | FORD ESCAPE | 73.920 | 1,1% | 85.492 | 1,0% | -13,5% |
24º | TESLA MODEL S | 73.673 | 1,1% | 5.157 | 0,1% | 1328,6% |
25º | HONDA HR-V | 73.016 | 1,1% | 68.441 | 0,8% | 6,7% |
26º | HONDA CIVIC | 70.335 | 1,0% | 152.956 | 1,8% | -54,0% |
27º | SUBARU CROSSTREK | 70.050 | 1,0% | 64.214 | 0,8% | 9,1% |
28º | TOYOTA 4RUNNER | 66.829 | 1,0% | 69.949 | 0,8% | -4,5% |
29º | FORD BRONCO SPORT | 58.549 | 0,9% | 60.514 | 0,7% | -3,2% |
30º | CHRYSLER PACIFICA | 58.464 | 0,9% | 24.218 | 0,3% | 141,4% |
31º | CHEVROLET MALIBU | 58.169 | 0,8% | 31.886 | 0,4% | 82,4% |
32º | FORD BRONCO | 54.842 | 0,8% | 801 | 0,0% | - |
33º | LEXUS RX | 53.769 | 0,8% | 56.644 | 0,7% | -5,1% |
34º | HYUNDAI SANTA FE | 53.532 | 0,8% | 63.110 | 0,8% | -15,2% |
35º | KIA SPORTAGE | 52.356 | 0,8% | 47.461 | 0,6% | 10,3% |
36º | FORD EDGE | 51.453 | 0,7% | 39.355 | 0,5% | 30,7% |
37º | SUBARU FORESTER | 50.937 | 0,7% | 95.965 | 1,1% | -46,9% |
38º | HYUNDAI ELANTRA | 48.844 | 0,7% | 74.057 | 0,9% | -34,0% |
39º | GMC TERRAIN | 47.702 | 0,7% | 33.533 | 0,4% | 42,3% |
40º | KIA TELLURIDE | 46.893 | 0,7% | 45.438 | 0,5% | 3,2% |
41º | HONDA PILOT | 46.435 | 0,7% | 76.560 | 0,9% | -39,3% |
42º | JEEP COMPASS | 46.335 | 0,7% | 34.154 | 0,4% | 35,7% |
43º | CHEVROLET TAHOE | 45.047 | 0,7% | 50.935 | 0,6% | -11,6% |
44º | NISSAN SENTRA | 44.375 | 0,6% | 77.859 | 0,9% | -43,0% |
45º | TOYOTA TUNDRA | 44.316 | 0,6% | 43.865 | 0,5% | 1,0% |
46º | CHEVROLET TRAVERSE | 44.304 | 0,6% | 83.431 | 1,0% | -46,9% |
47º | CHEVROLET COLORADO | 44.190 | 0,6% | 38.859 | 0,5% | 13,7% |
48º | HYUNDAI PALISADE | 43.637 | 0,6% | 43.501 | 0,5% | 0,3% |
49º | NISSAN FRONTIER | 43.168 | 0,6% | 26.394 | 0,3% | 63,6% |
50º | FORD TRANSIT | 41.828 | 0,6% | 51.713 | 0,6% | -19,1% |
Fontes: GoodCarBadCar / Marklines / Best Selling Cars Blog