A Toyota aplicou leves retoques no visual do RAV4 no final do ano passado, em típico facelift de meia-vida, mas ficou devendo novidades no interior. Agora, finalmente apresenta o crossover cabine atualizada e equipado com uma série de novos recursos. A estreia acontece neste primeiro momento em mercados da Europa e deve chegar à outras regiões (como América do Norte e Brasil) na sequência.

A partir de agora, praticamente todas as versões do RAV4 passam a contar com quadro de instrumentos completamente digital. O cluster de 12,3 polegadas reúne todas as funções do veículo em gráficos modernas e aposenta em definitivo os marcadores analógicos. Apesar a versão básica ainda mantém a combinação de tela de 7 polegadas no centro e mostradores tradicionais dos lados.

Galeria: Toyota RAV4 2023

É nova também a interface da central multimídia, agora com tela de 10,5 polegadas contra  no máximo de 8 polegadas do modelo anterior. As bordas ainda são grossas, mas a maioria dos botões foi substituída por comandos na própria tela - apenas o interruptor do volume, combinado com a função ligar/desligar, foi mantido.

Há também novidades como navegação em nuvem integrada (que dispensa o uso do smartphone), reconhecimento de sinais de trânsito e integração total com Apple CarPlay e Android Auto.

A Toyota diz ainda que a funcionalidade de controle de voz foi expandida. A partir de agora, por exemplo, o usuário poderá falar "ei, Toyota, estou com frio" e o sistema fechará as janelas e ligará a função de aquecimento. O aplicativo de celular agora permite novas funções remotas, como abrir e fechar janelas e portas à distância, ligar/desligar luzes, aquecer ou resfriar a cabine, entre outros.

Os recursos de assistência à condução também foram atualizações e, no caso do sistema de pré-colisão, há maior precisão na detecção de riscos para evitar acidentes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com