No começo do mês, a Honda apresentou o RS SUV Concept, protótipo que antecipava um futuro utilitário esportivo mais acessível que seria direcionado para mercados emergentes. A expectativa é de que a versão final de produção tenha como principal destino o mercado indiano, onde deve começar a ser vendido até a metade do ano que vem. Por lá, terá a missão de suceder o WR-V, modelo derivado do Fit que também foi comercializado no Brasil

Enquanto isso não acontece, uma suposta versão final de produção foi flagrada na Indonésia. As fotos foram publicadas pelo site Paultan.org, citando a publicação Autonetmagz como fonte. Apesar da baixa qualidade das fotos e dos ângulos que não conseguem mostrar o carro por inteiro, já deu pra ver que a Honda fará algumas alterações na comparação com o conceito apresentado no início de julho.

Galeria: Honda SUV RS Concept

Relembrando o conceito da galeria acima, o Honda RS SUV Concept era bem mais ousado nas linhas. Em nada lembrava o finado WR-V. A marca havia afirmado que o visual final seria bastante próximo das linhas do protótipo, com pegada esportiva e caimento do teto estilo cupê, como foi visto no novo HR-V. A nova identidade visual da Honda então era vista no formato das lanternas interligadas como no HR-V e nos elementos do conjunto frontal, especialmente nos faróis e na nova grade que se estendia até o para-choques.

No entanto, as fotos do flagra mostraram que o produto final será bem mais simples. Na dianteira, este substituto do WR-V traz os elementos geométricos em alto relevo do conceito, mas com formato menos rebuscado. O aplique sob o para-choque dianteiro ainda está lá. Na traseira vieram as grandes mudanças. Vê-se que a coluna C será bem menos inclinada e que o apelo de "SUV-cupê" ficará apenas com o protótipo. As lanternas, interligadas no conceito, serão horizontais, mas separadas.

Ao que tudo indica, o comprimento deverá ficar entre 4,05 e 4,10 metros para conservar o porte do WR-V atual e, ao mesmo tempo, abrir distância do HR-V. Na motorização, todos os rumores apontam para adoção do propulsor 1.5 aspirado de quatro cilindros, o mesmo do City, com potência de 126 cv e torque de 15,5 kgfm. O câmbio poderá ser manual ou automático do tipo CVT simulando 7 marchas. Uma opção híbrida também é cogitada.

Por aqui, o novo SUV seria o produto ideal para a Honda concorrer com Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e o futuro crossover da Renault. No entanto, está descartado para nosso mercado. A marca dará prioridade ao lançamento de modelos mais caros (como ZR-V, CR-V e Civic) e não tem planos para lançar o sucessor do WR-V no Brasil.


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