Não falta muito mais para finalmente conhecermos o Honda Civic Type R 2023. Foram seis meses de muitos teasers e fotos da versão esportiva, criando expectativa sobre o hatch que finalmente será vendido no Brasil no ano que vem. Desta vez, recebemos o último teaser, revelando que a apresentação acontecerá no dia 20 de julho, às 23h.

Quem gosta de história vai reconhecer que 20 de julho é o dia em que Apollo 11 pousou na lua e 2022 marca o 53° aniversário do evento, então não sabemos se a Honda escolheu esta data ao acaso ou se usará de alguma forma. A estreia do Honda Civic Type R 2023 certamente não se compara com os primeiros passos da humanidade fora da Terra, mas terá sua importância para a indústria, visto que será o último Type R antes da eletrificação.

Galeria: Honda Civic Type R 2023 bate recorde em Suzuka para tração dianteira

O que podemos esperar quando a Honda tirar os panos que cobrem o Type R? O esportivo continuará a ser um carro de tração dianteira, algo confirmado pela própria empresa ao dizer que bateu o recorde para este tipo de veículo em Suzuka. Marcou uma volta em abril, que foi quase um segundo mais rápido do que o recordista anterior, que era o Civic Type R da geração atual. Assim, podemos afirmar que o motor 2.0 não será muito mais potente do que os 320 cv atuais. E pensar que alguns rumores falavam que poderia chegar aos 400 cv...

Recentemente, informações vazadas dizem que o novo Type R será vendido em cinco cores. O documento cita preto, branco, cinza, vermelho e azul, sem falar sobre a icônica pintura amarelo Phoenix. Talvez fique guardada para uma edição especial no futuro?

Na parte visual, o Civic com carroceria sedã recebeu uma evolução bem mais conservadora em relação ao modelo anterior, então esperamos por algo semelhante para o Type R. Os protótipos camuflados fotografados em testes adiantam que ainda terá enormes entradas de ar na dianteira e a traseira continuará com uma grande asa passando por cima do vidro. Até fizemos uma projeção de como deve ficar:

New Honda Civic Type R (2022), the render of Motor1.com

A boa notícia para os brasileiros é que, pela primeira vez, o Honda Civic Type R será vendido de forma oficial no país. A fabricante confirmou o seu lançamento para o ano que vem, com o hatch chegando para enfrentar o Toyota GR Corolla, que também chega em 2023. Claro, não será nem um pouco barato, visto que o novo Civic deve desembarcar com preços próximos de R$ 200 mil, somente na versão topo de linha Touring com motor híbrido, então espere por valores bem acima disso - o Civic Si, pouco antes de sair de linha, custava R$ 179.990.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com