page ad skin

Adeus, EcoSport: Ford fará últimas 1.500 unidades na Índia antes do fim

Unidades extras serão fabricadas para atender compromissos na Argentina e outros mercados

Ford EcoSport - Romênia

Anunciado desde o final do ano passado, o encerramento da produção do Ford EcoSport na Índia está prestes a ser concretizado. A fábrica de Chennai, após enfrentar período de greve, encerrará as atividades em definitivo nas próximas semanas com a montagem do lote final de 1.500 unidades do SUV. Depois disso, a planta será fechada e colocada à venda.

Segundo a Ford, os 1.500 exemplares produzidos serão destinados a mercados de exportação como forma de cumprir contratos já estabelecidos. Entre eles, destaque para a Argentina, que passou a receber o EcoSport da Índia desde junho de 2021. Até então, o país vizinho era abastecido pelo modelo brasileiro produzido em Camaçari (BA).

Galeria: Ford EcoSport ST-Line

Encerrada a produção do lote final na Índia, o EcoSport passará a ser produzido unicamente em Craiova, na Romênia, mas já com tempo contado. A fábrica não foi atingida pelo programa de reestruturação da Ford, como aconteceu com Brasil e Índia, porém será profundamente modernizada para produzir carros elétricos e, em razão disso, deixará de fazer o EcoSport para o mercado europeu até o final do ano.

Será, então, fim definitivo do SUV, que nasceu no Brasil em 2003 e dará adeus ao mercado global sem deixar sucessor ou nova geração. Além de Brasil, Índia e Romênia, o modelo chegou a ser produzido também na Tailândia, Rússia e China.

Nos mercados ainda à venda, como Espanha, Alemanha e Itália, o EcoSport pode ser adquirido nas versões Titanium, ST-Line e Active. Em comum, todas têm o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 EcoBoost de 125 ou 140 cv associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de igual número de relações. Em outros mercados, é ofertado um propulsor 1.5 EcoBlue turbodiesel de iguais 125 cv.

Já na Argentina, que receberá parte do lote final oriundo da Índia, o SUV compacto é ofertado nas versões SE e Titanium, sempre com motor 1.5 aspirado a gasolina e opção de transmissão manual ou automática.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários