Iniciada no Brasil em 2003, a trajetória do EcoSport no portfólio global da Ford está cada vez mais próxima de chegar ao fim. O SUV compacto já saiu de linha em países como China, Tailândia, Índia, Rússia e Brasil, e segue em produção apenas na fábrica de Craiova, na Romênia. Agora, porém, chega a notícia de que a planta europeia também deixará de fazer o modelo e que a oferta na Europa será descontinuada em definitivo.

Com isso, o EcoSport dará adeus ao mercado global e chegará ao fim sem deixar sucessor ou nova geração. A fábrica de Craiova não foi atingida pelo programa de reestruturação da Ford, que fechou unidades no Brasil e na Índia, mas será profundamente modernizada para produzir carros elétricos e, em razão disso, deixará de produzir o EcoSport até o final desse ano. Já os novos EVs, anunciados recentemente, serão fabricados a partir de 2024.

Galeria: Ford EcoSport ST-Line

No auge, a planta romena chegou a abastecer 56 países mundo afora, especialmente Europa e algumas regiões da Ásia, África e Oceania. Hoje, com o EcoSport em declínio, atende basicamente o mercado europeu. Por lá, em 2021, o SUV emplacou 31 mil unidades - queda considerável sobre as 45 mil unidades registradas no ano anterior. O resultado é inferior também ao desempenho do primo Puma, montado na mesma fábrica, que emplacou 130 mil exemplares no mesmo período.

Nos mercados europeus ainda à venda, como Espanha, Alemanha e Itália, o EcoSport pode ser adquirido nas versões Titanium, ST-Line e Active. Em comum, todas têm o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 EcoBoost de 125 ou 140 cv associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de igual número de relações. Em outros mercados, é ofertado um propulsor 1.5 EcoBlue turbodiesel de iguais 125 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com