Anunciada desde 2019, a parceria estratégica firmada entre Ford e Volkswagen deverá resultar em importantes lançamentos nos próximos anos. Com base no que ficou definido, a oval azul terá acesso à plataforma MEB da marca alemã e produzirá sobre ela não apenas um, mas dois diferentes veículos elétricos. O primeiro está sendo desenvolvido no centro de pesquisas da marca em Merkenich, nos arredores de Colônia, na Alemanha, e estreará em 2023.

Informações detalhadas sobre o modelo ainda são limitadas, mas tudo indica que poderá ser a versão Ford do Volkswagen ID.4. Nesse sentido, terá desenho alinhado às diretrizes da marca norte-americana, mas herdará do irmão alemão plataforma e todas as soluções mecânicas (incluindo o conjunto elétrico que rende até 400 km). Ficará comercialmente focado na Europa, enquanto o Mustang Mach-E atuará na América do Norte.

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Já o segundo modelo baseado na MEB, ao que tido indica, será o Volkswagen ID.5 GTX. É conhecido internamente como "Sport Crossover" e também está sendo projetado em Colônia.  Seguirá a mesma receita do primeiro, com design típico da Ford e mecânica inteiramente da VW. Nesse sentido, são esperados números como 300 cv de potência e até 500 km de autonomia. O foco comercial também será a Europa.

Até então, a meta era vender 600 mil unidades dos dois veículos. Agora, porém, a parceria foi revisada e o objetivo dobrado: comercializar 1,2 milhão de unidades em 6 anos.

Além dos modelos derivados da MEB, a Ford também apostará em elétricos próprios (a exemplo dos que já possui, como F-150 Lighting e Mustang Mach-E). Entre eles, destaque para a inédita versão 100% elétrica do Puma, que já está em desenvolvimento e tem lançamento programado para 2024. Será fabricada em Craiova, na Romênia, e vendida principalmente no mercado europeu.

No segmento comercial, também há planos em curso. Segundo a Ford, a meta é colocar no mercado até 2024 versões elétricas das vans Transit Courier, Tourneo Courier, Transit Custom e Tourneo Custom, além da E-Transit.

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