Pouco mais de um ano depois de sair de linha no Brasil, o Ford EcoSport não deve demorar para se despedir de outro importante mercado: os Estados Unidos. De acordo com o site Ford Authority, o modelo será descontinuado por lá em maio, aproximadamente quatro anos depois de ter sido lançado. Como esperado, não terá nova geração ou substituição direta - pelo menos no curto prazo.

A saída do mercado é motivada principalmente pela decisão da Ford de fechar a fábrica de Chennai, na Índia. A unidade é responsável por produzir o EcoSport para os EUA e diversos outros mercados. Está sendo desativada neste semestre, pondo fim à presença da marca no país como fabricante. O mesmo aconteceu no Brasil com o fechamento das fábricas de Camaçari (BA), onde era feito o EcoSport, e São Bernardo do Campo (SP), que montava o Fiesta.

Galeria: Avaliação Ford EcoSport - EUA

Além dos EUA, o encerramento da produção indiana deve tirar o EcoSport de outros mercados, principalmente Argentina, México e Canadá. Por outro lado, o SUV seguirá firme e forte à venda na Europa, especialmente em países como Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Todos são abastecidos pela produção da fábrica de Craiova, na Romênia, que não foi atingida pelo programa de reestruturação e cortes da marca.

Em 2020, o EcoSport vendeu nos EUA 60.545 unidades e ocupou o 5º lugar no segmento, à frente de Nissan Kicks (58.858), Kia Seltos (46.280) e Toyota C-HR (42.936). No ranking da categoria, ficou atrás de Chevrolet Tracker (106.642), Honda HR-V (84.027), Hyundai Kona (76.253) e Jeep Renegade (62.847). Em 2021, porém, as vendas sofreram forte queda e somaram cerca de 40.659 exemplares entregues, recuo de 32,8%.

Avaliação Ford EcoSport - EUA

Nestes últimos meses, o modelo está sendo vendido no mercado norte-americano apenas com motor 2.0 Duratec aspirado de 168 cv e câmbio automático de 6 marchas. O propulsor 1.0 EcoBoost de 125 cv, até então oferecido, não está mais disponível.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com