O Ford EcoSport saiu de linha no Brasil ainda em 2021, quando a marca encerrou abruptamente suas operações fabris no mercado nacional. No entanto, sempre houveram boatos de que a marca já estava trabalhando em uma nova geração de seu SUV compacto. Tal desenvolvimento era tocado juntamente com a divisão indiana da marca.

No entanto, a Ford também reduziu sua presença na Índia, iniciando o processo de venda de sua fábrica de Chennai. Só que notícias na imprensa indiana nas últimas semanas deram conta de que a Ford está revertendo tal decisão, retomando a sua linha de montagem. De acordo com o site indiano Rush Lane, a marca já teria até divulgado novos postos de trabalho na planta.

Galeria: Ford EcoSport FreeStyle 2020

Em meio à reviravolta, a publicação indiana teve acesso a um registro de patente na Índia, mostrando um misterioso SUV inédito. O modelo que foi registrado tem menos de 4 metros de comprimento, o que o elegeria para descontos fiscais naquele país, além de classificá-lo como SUV compacto. Por essa conjuntura, o site especula que esta seria a primeira vez que o novo Ford EcoSport apareceu.

A publicação diz que a imagem vazada tem potencial para marca o renascimento do EcoSport. A foto vazada mostra um SUV com um design frontal que lembra flagras ainda de 2020, quando a Ford e a Mahindra trabalhavam em parceria para substituir o modelo que também era fabricado no Brasil.

Ford EcoSport e Ka 100 anos

As características notáveis ​​incluem uma grade côncava integrada com luzes LED, alinhando-se com as tendências de design da marca atualmente. As luzes LED de três peças empilhadas verticalmente no para-choque inferior servem tanto para fins funcionais quanto estéticos, criando uma dianteira mais marcante.

A operação indiana abastecia o mercado local e também era usada como plataforma de exportação para diversos países. A partir da fábrica de Chennai, o EcoSport chegava aos Estados Unidos e, nos últimos meses, também à Argentina. O mesmo aconteceu com o Brasil, resultando no fechamento da fábrica de Camaçari (BA) e no cancelamento dos vários projetos em curso.

Além de Brasil e Índia, o EcoSport chegou a ser produzido também na Tailândia, Rússia e China. Golpeado pelo programa de reestruturação da marca, o SUV - que nasceu brasileiro em 2003 e praticamente inaugurou o segmento de utilitários compactos - deu adeus ao mercado global sem deixar sucessor ou nova geração, até agora.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com