Quando a Toyota apresentou o GR Corolla, mostrou o esportivo apenas com a carroceria hatchback para enfrentar um modelo bem importante no Japão: o Honda Civic Type R. E tem outros rivais no resto do mundo, como Hyundai i30 N, Renault Megane RS e Volkswagen Golf R. Desde então, muitos perguntam por que a fabricante não considerava fazer uma variante sedã, visto que é a forma mais conhecida do Corolla no mundo tudo.

Aparentemente, isto irá mudar no ano que vem. O site japonês Goo-Net afirma que o Toyota GR Corolla Sedan está em desenvolvimento e será apresentado em meados de 2023. A publicação ainda adianta que toda a parte mecânica será mantida, usando o mesmo motor 1.6 turbo de três cilindros do hatch, com 304 cv a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque, tração integral e transmissão manual de 6 marchas.

Toyota GR Corolla Sedan - Projeção

Apesar do parentesco entre o Corolla sedã e o hatch, preparar o carro não será tão simples assim, por causa das diferenças do sedã médio dependendo do mercado. A versão japonesa é menor do que a que é oferecida no mercado global, com 2,64 metros de entre-eixos, contra os 2,70 m do modelo global.

Desta forma, a Gazoo Racing teria que levar em conta estas diferenças no desenvolvimento. O próprio site japonês Goo-Net admite que existe uma “grande possibilidade” de que a Toyota use o modelo global como referência, mais especificamente na variante norte-americana (que tem uma cara diferente), visto que os EUA seriam o principal mercado para o esportivo.

Ter um GR Corolla Sedan ajudaria a Toyota a aproveitar um mercado que está um pouco esquecido, dos sedãs médios esportivos. Tirando marcas de luxo, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, existem poucas opções no mercado global no segmento, digamos, mais acessível - ainda mais agora que o Subaru WRX STi saiu de linha. Acabaria enfrentando modelos como Hyundai i30 N Sedan ou, embora seja bem menos potente do que o modelo japonês, o Volkswagen Jetta GLI.

Enquanto isso, esperamos pelo Toyota GR Corolla no Brasil. A marca nipônica iniciou a divulgação do hatch médio, postando imagens nas redes sociais e afirmando que o lançamento será em 2023. Chegará no mesmo momento que o seu grande rival, o Honda Civic Type R, também prometido para o ano que vem pela fabricante.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com