VW Nivus, Polo, Saveiro e Virtus voltam a ser produzidos em São Bernardo
Fabricante interrompeu a montagem por uma semana por conta da falta de semicondutores
Após uma semana com as linhas de montagens paradas, a Volkswagen retoma as operações da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O complexo é responsável pela montagem de Nivus, Polo, Saveiro e Virtus, parando a produção por 3 dias para emendar com o feriado de Tiradentes. A justificativa seria a falta de componentes, principalmente semicondutores. A fábrica volta a operar com dois turnos, o mesmo ritmo que tinha desde fevereiro.
De acordo com o Automotive Business, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo teria revelado que 3 mil funcionários foram dispensados no dia 18 de abril, antecipando a parada para o feriado de Tiradentes. Cerca de 1 mil trabalhadores continuaram a serviço para reparo e manutenção das linhas de montagem.
A fábrica no Grande ABC é uma das mais afetadas pela falta de componentes que continua a atrapalhar a operação de diversas fabricantes. A Volkswagen tem focado sua produção em modelos mais lucrativos, como o Nivus ou o T-Cross (este feito em São José dos Pinhais, no Paraná). A marca teve que adotar um lay-off em novembro passado, quando parou a operar em um único turno, só retomando o segundo turno de operação em fevereiro.
O efeito disso é a queda brusca nas vendas de Polo, Virtus e Saveiro. No 1º trimestre, tanto o hatch quanto o sedã despencaram no ranking e agora estão na parte de baixo da tabela de seus segmentos. O Polo só emplaca mais do que alguns modelos premium ou de menor volume, como Mini Cooper, Fiat 500e e Renault Zoe. Já o Virtus está na última posição. No caso da Saveiro, a picape só disputa espaço com a Strada desde que a Chevrolet Montana saiu de linha, mas neste ano corresponde a apenas 6,58% do segmento.
Novos Polo e Virtus vem aí
A situação para a dupla com a plataforma MQB-A0 mudará em breve. A fabricante já testa a versão reestilizada tanto do Polo quanto do Virtus e a previsão é que sejam apresentados no 2º semestre. Ganharão um novo design, mais equipamentos e existem rumores sobre mudanças na motorização, abandonando o 1.0 MPI de 84 cv (que seria exclusivo do futuro Polo Track) para usar um 1.0 TSI de 105 cv, mesma potência do falecido Up TSI.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 Renault inicia exportação e lançará novo Kangoo no Brasil em junho
- 17:21 Vendas diretas em abril: Argo aparece em 3º, atrás de Polo e Strada
- 15:38 Senado pode votar hoje o novo DPVAT: veja o que muda
- 14:47 Chery lança o novo Tiggo 7 2024: veja o que muda
- 13:52 Fiat Cronos tem produção suspensa novamente por causa das enchentes no RS
- 12:13 BYD Shark será revelada na próxima semana e chegará ao Brasil em agosto
- 11:05 Toyota registra Yaris Cross no Brasil: veja o que já sabemos
- 09:53 Análise: SUVs distorcem mercado brasileiro com carros mais caros
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |