Após uma semana com as linhas de montagens paradas, a Volkswagen retoma as operações da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O complexo é responsável pela montagem de Nivus, Polo, Saveiro e Virtus, parando a produção por 3 dias para emendar com o feriado de Tiradentes. A justificativa seria a falta de componentes, principalmente semicondutores. A fábrica volta a operar com dois turnos, o mesmo ritmo que tinha desde fevereiro.

De acordo com o Automotive Business, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo teria revelado que 3 mil funcionários foram dispensados no dia 18 de abril, antecipando a parada para o feriado de Tiradentes. Cerca de 1 mil trabalhadores continuaram a serviço para reparo e manutenção das linhas de montagem.

A fábrica no Grande ABC é uma das mais afetadas pela falta de componentes que continua a atrapalhar a operação de diversas fabricantes. A Volkswagen tem focado sua produção em modelos mais lucrativos, como o Nivus ou o T-Cross (este feito em São José dos Pinhais, no Paraná). A marca teve que adotar um lay-off em novembro passado, quando parou a operar em um único turno, só retomando o segundo turno de operação em fevereiro.

O efeito disso é a queda brusca nas vendas de Polo, Virtus e Saveiro. No 1º trimestre, tanto o hatch quanto o sedã despencaram no ranking e agora estão na parte de baixo da tabela de seus segmentos. O Polo só emplaca mais do que alguns modelos premium ou de menor volume, como Mini Cooper, Fiat 500e e Renault Zoe. Já o Virtus está na última posição. No caso da Saveiro, a picape só disputa espaço com a Strada desde que a Chevrolet Montana saiu de linha, mas neste ano corresponde a apenas 6,58% do segmento.

Novos Polo e Virtus vem aí

Flagra VW Polo 2023_traseira perto by Renato Zaratin

A situação para a dupla com a plataforma MQB-A0 mudará em breve. A fabricante já testa a versão reestilizada tanto do Polo quanto do Virtus e a previsão é que sejam apresentados no 2º semestre. Ganharão um novo design, mais equipamentos e existem rumores sobre mudanças na motorização, abandonando o 1.0 MPI de 84 cv (que seria exclusivo do futuro Polo Track) para usar um 1.0 TSI de 105 cv, mesma potência do falecido Up TSI.

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