O jogo começou, aperte o start. No videogame, o modo carreira é a sua evolução que, no caso de algumas franquias de corridas, te dará dinheiro para escolher um carro e o trocando com o passar do tempo e das conquistas. E o mundo real pode ser um pouco parecido com isso: dependendo do quanto se gasta, melhor o carro é e mais oferece para te levar ao limite.
Até os R$ 500 mil, temos três estágios interessantes com bons representantes. Fiat Pulse Abarth, por R$ 150.990; VW Jetta GLI, por R$ 245.390; e Honda Civic Type R, por R$ 429.990. Escolas diferentes, mas que exemplificam como um esportivo pode ter melhorias e diferenças conforme evolui e o bolso de aprofunda, e que são queridinhos nos trackdays. E vamos além dos números e medições, invadindo a área das sensações.
![Esportivos: Fiat Pulse Abarth, VW Jetta GLI e Honda Civic Type R](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Fiat Pulse Abarth: 185 cv por R$ 150.990
Sem o Renault Sandero RS, a forma mais barata de se ter um esportivo novo é o Fiat Pulse Abarth ou seu irmão, o Fastback Abarth, por R$ 160.990. A dupla de SUVs vai além de uma roupagem esportiva, com uma tocada relativamente surpreendente pelo o que a engenharia da Stellantis tinha nas mãos.
Sem mudanças estruturais, o Pulse recebe o motor 1.3 turbo, de 180/185 cv e 27,5 kgfm, com recalibração de respostas e o câmbio automático de 6 marchas também com mudanças de software. O sistema de escape é, entre os três, o mais chamativo, por incrível que pareça. A altura da suspensão é 7 mm mais baixa, mas molas, amortecedores e barras estabilizadoras foram trabalhados para segurar a rolagem da carroceria sem precisar ter um carro muito mais baixo. Todo o conjunto, inclusive o eixo traseiro, rodas mais largas e direção elétrica, são específicos dos Abarth.
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Considerando sua base, o Pulse Abarth é interessante como esportivo. O novo software do câmbio faz as trocas rápidas e procura deixar o motor sempre acordado, principalmente no modo Poison, acionado pelo volante, que o faz até dar alguns pipocos no escape durante as trocas. Seus 7,5 segundos no 0 a 100 km/h não estão longe do Jetta GLI e Civic Type R pelo o que tem de potência nesta comparação.
Apesar da altura de SUV, o Pulse Abarth não deixa a desejar em dinâmica. Os controles de tração e estabilidade ficam permissivos no modo Poison e deixa o comportamento do carro mais solto, apontando nas saídas de curvas e, com o vetorizador de torque, puxando para dentro e, com pé embaixo, não destraciona as rodas internas mesmo com pé embaixo. O sistema de freios, com tambores refrigerados a ar na traseira, é bem sensível no pedal, pedindo um certo costume, mas fácil de modular.
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O primeiro estágio dos esportivos é interessante - apesar que, para mim, pediria uma posição de dirigir mais baixa, menos SUV. Pelo preço cobrado, não desaponta e, em algum tempo, a própria Abarth terá kits de performance com mais potência e modificações para quem quer mais. Não a toa que já vemos uma quantidade considerável de Pulse Abarth em alguns track days pelo Brasil. Surpreende pelo o que é, o quanto cobra na linha de esportivos e sua base.
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VW Jetta GLI: 231 cv por R$ 245.390
Com o Jetta GLI, vamos para um carro médio, com motor 2.0 turbo de 231 cv, câmbio de dupla embreagem e sete marchas e um ótimo casamento entre usabilidade e esportividade. Ele tem as vantagens de um sedã, como conforto, espaço interno e porta-malas, mas já coloca uma pitada boa no pacote com suspensão independente nas quatro rodas, motor mais potente e mais afinado que o Pulse Abarth.
O 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm de torque é um dos queridinhos das preparadoras. Bem conhecido, evoluiu para este Jetta GLI, com variador de abertura das válvulas de escape, além de perder a injeção indireta. Em uso, é mais equilibrado e dócil até que o Pulse Abarth, com um jeito mais comportado e mais modos de condução selecionáveis, com Eco, Normal, Sport e Individual. Isso interfere na programação do câmbio e em como o motor responde aos comandos do acelerador.
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Isso não significa que não temos um esportivo. O conjunto de suspensão completo foi feito em um meio-termo de conforto e dirigibilidade, mas como um sedã, é mais baixo e tem uma tocada dinâmica, com a ajuda de um diferencial blocante mecânico, além do vetorizador de torque e os controles de tração e estabilidade com um modo mais permissivo. Vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, só não melhor por uma certa proteção da transmissão em controle de largada, que suaviza essa saída.
A posição de dirigir do Jetta GLI é baixa, com bancos em couro e laterais mais altas para segurar o corpo. A direção tem relação variável, bem direta, e o sedã entrega bastante pra quem quer andar mais rápido sem abrir mão do uso diário. E nisso, tem até um pacote de equipamentos e assistentes de condução pra quem não pensa só nos seus 231 cv.
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O Jetta GLI é bem mais caro que o Pulse Abarth, mas entrega mais em esportividade e até mesmo em situações diárias, mais confortável e menos reativo para sempre fazer questão de te lembrar que está em um esportivo. Sua vida dupla pode ser de sedã tradicional e esportivo, mas obviamente vai cobrar um valor considerável nesse upgrade.
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Honda Civic Type R: 297 cv por R$ 429.900
Colocar um Honda Civic Type R na garagem é um patamar bem mais focado em uso em pistas que no dia a dia. Uma lenda, chegou ao Brasil para um público limitado e dedicado a ter um verdadeiro esportivo em sua garagem, com direito a carroceria alargada, câmbio manual e reações bem mais nervosas e que pouco se importa com uma possível calma diária.
Diferente de Jetta e Pulse, o Civic Type R tem uma carroceria bem diferente das versões normais, mesmo se tratando de um Civic Hatch que não temos no Brasil. Para acomodar as rodas de 19" com pneus 265/30 e toda a suspensão específica, o Type R é 88 mm maior que o Civic Hybrid que temos por aqui. Na estrutura da suspensão, a engenharia separou os componentes da direção das molas e amortecedores para respostas mais rápidas e puras tanto em curvas quanto acelerações.
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Os amortecedores adaptativos até suavizam um pouco sua ação em modos de conforto, mas ainda fazem questão de lembrar que você comprou um Type R, não um Civic normal. É bem firme e, diferente do Jetta GLI, não quer te agradar para ser seu daily drive. A direção segue o mesmo tema, com relação bem curta e poucas voltas de batente a batente. Até os bancos concha podem ser usados no trânsito, mas seu desejo principal é segurar seu corpo em curvas de alta velocidade.
Temos, como no Jetta GLI, um motor 2.0 turbo, mas as semelhanças acabam aqui. A concepção do K20C1 é performance, então todo o seu desenvolvimento foi focado na entrega de potência e torque máximos em condições de uso extremos - chegou ao Brasil com 297 cv a 6.500 rpm e 42,8 kgfm de 2.600 a 3.500 rpm, enquanto no Japão ele vai aos 330 cv e o mesmo torque, mas disponível em uma faixa mais longa, mudança feita por uma proteção pelo nosso combustível. Mesmo assim, é o mais rápido do trio, só que sua vida vai além desses números.
![Esportivos: Fiat Pulse Abarth, VW Jetta GLI e Honda Civic Type R](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O Civic Type R não é barato, mas é a forma mais pronta de ir para as pistas em um carro novo. O motor gosta de girar e os engates do câmbio manual, curtos e precisos, jogam a favor. Sobra suspensão, direção e freios nesse pacote, com pinças de quatro pistões e discos mais leves, com uma dinâmica incrível que, provavelmente, atingirá o limite do piloto antes do carro. O bloqueio de diferencial e vetorizador de torque apontam o carro onde você quiser e, para um tração dianteira, é incrível como não faz falta ter tração integral.
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Como as escolas te ensinam a evoluir
O Fiat Pulse Abarth é um bom primeiro passo nos esportivos. Não é o mais potente, mas a dinâmica se encaixa dentro do que possibilita e pode ser uma boa escola para quem não tem muita intimidade com esportivos. Como um pequeno SUV, tem a modularidade de uso diário e não faz feio diante dos demais pelo o que cobra e o que tem ao ser baseado em um carro compacto comum. Feitos da engenharia.
O VW Jetta GLI é o legítimo alemão. Potência em um conjunto bem conhecido que, com a ajuda da eletrônica, chega a ser mais dócil e usável no dia a dia que o próprio Pulse Abarth, além do charme de um sedã com detalhes sóbrios, sem exageros, ainda demarcando seu espaço como esportivo. No mundo de SUVs e sedãs híbridos, é a saída encontrada sem ir para algum premium como BMW, Audi e Mercedes-Benz e, ainda assim, um passo acima do Abarth em tocada.
O passo do Civic Type R é bem avançado comparado ao Jetta GLI. Seu projeto olhou muito mais para as pistas e um pouco para as ruas, apesar de ter tecnologias de condução e conforto, que jogam com um sistema de datalog e análise de tempos em diversos autódromos do Brasil. Motor que gosta de girar, câmbio manual, bancos concha e carroceria alargada o fazem um ótimo estágio antes de subir para brinquedões como Porsche 911.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Fichas técnicas
Fiat Pulse Abarth | VW Jetta GLI | Honda Civic Type R | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.984 cc, 16 válvulas, duplo comando com variador de fase em admissão e escape e de tempo no escape; injeção direta, turbo, gasolina | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.996 cc, 16 válvulas, duplo comando com variador de fase em admissão e escape e de tempo no escape; injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 180/185 cv a 5.750 rpm; 27,5 kgfm a 1.750 rpm | 231 cv de 5.000 a 6.200 rpm; 35,7 kgfm de 1.500 a 4.400 rpm | 297 cv 6.500 rpm; 42,8 kgfm de 2.600 a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração dianteira | automatizado de dupla embreagem com 7 marchas; tração dianteira | manual de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira | McPherson na dianteira; multilink na traseira | McPherson na dianteira; multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | rodas de 17" com pneus 215/50 | rodas de 18" com pneus 225/45 | rodas de 19" com pneus 265/30 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e na traseira |
PESO | 1.281 kg em ordem de marcha | 1.476 kg em ordem de marcha | 1.451 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.115 mm, largura 1.777 mm, altura 1.544 mm, entre-eixos 2.532 mm | comprimento 4.747 mm, largura 1.799 mm, altura 1.478 mm, entre-eixos 2.680 mm | comprimento 4.598 mm, largura 1.890 mm, altura 1.407 mm, entre-eixos 2.735 mm |
CAPACIDADES | tanque 47 litros, porta-malas: 370 litros | tanque 50 litros, porta-malas: 510 litros | tanque 47 litros, porta-malas 337 litros |
PREÇO | R$ 150.990 | R$ 245.390 | R$ 429.900 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | ||||
---|---|---|---|---|
Fiat Pulse Abarth (etanol) | VW Jetta GLI (gas.) | Honda Civic Type R (gas.) | ||
Aceleração | ||||
0 a 60 km/h | 3,5 s | 3,7 s | 3,7 s | |
0 a 80 km/h | 5,2 s | 5,1 s | 4,9 s | |
0 a 100 km/h | 7,5 s | 6,8 s | 6,3 s | |
Retomada | ||||
40 a 100 km/h em S | 5,7 s | 4,8 s | 4,4 s (3ª) | |
80 a 120 km/h em S | 5,0 s | 4,4 s | 6,3 s (4ª) | |
Consumo | ||||
Ciclo cidade | 8,3 km/l | 10,1 km/l | 9,3 km/l | |
Ciclo estrada | 11,5 km/l | 15,0 km/l | 12,4 km/l |