O segmento de hatches encerrou o mês de março com forte queda. Somando os modelos das três categorias, as 34.663 unidades representaram quase 39% a menos do que o total do mesmo período de 2021 (56.736). Já na comparação com fevereiro (33.451) o resultado foi positivo, mas em apenas 3,6%. 

Mesmo recuperando a liderança geral do mercado brasileiro na soma das três categorias, os hatches perderam fôlego nos últimos doze meses. Os 32.551 emplacamentos registrados em fevereiro representaram uma retração de mais de 39% no período. Apenas a categoria com os modelos mais caros avançou sobre 2021. Na comparação com o fraquíssimo mês de janeiro (27.555), no entanto, houve um crescimento de pouco mais de 18%.

Na categoria de entrada, se em fevereiro a briga pelo topo foi bastante acirrada, no mês passado a situação foi bastante distinta. Em seu melhor momento desde agosto, o Mobi (6.581) emplacou quase 3 mil unidades a mais do que o rival Renault Kwid (3.585), que perdeu quase 30% de seus registros de 2021 e praticamente 23% nas últimas semanas, contra um avanço de mais de 56% do Fiat.

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

MAR/22 

FEV/22 

MAR/21 

% MAR 22 

% FEV 22 

VARIAÇÃO MAR/FEV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT MOBI 

13325 

6581 

4217 

6724 

64,71% 

47,62% 

56,06% 

-2,13% 

2º 

RENAULT KWID 

11402 

3585 

4637 

5093 

35,25% 

52,37% 

-22,69% 

-29,61% 

3º 

VW UP! 

563 

0,04% 

0,01% 

300,00% 

-99,29% 

   

24733 

10170 

8855 

12380 

100,00% 

100,00% 

14,85% 

-17,85% 

Em queda maior do que à do mercado como um todo (-45,3%), a faixa intermediária viu o Hyundai HB20 (6.908) recuperar a liderança perdida para o Chevrolet Onix (5.421) em fevereiro. O Fiat Argo (3.078) completou o pódio, mas com 1,3 mil unidades a menos do que no último ranking. O grande destaque de março, no entanto, veio da Peugeot.

Comparativo: 208 x Onix x HB20
Comparativo: 208 x Onix x HB20
Fiat Argo Trekking 1.3 2021

Com 2.307 emplacamentos, o 208 atingiu seu melhor desempenho na atual geração e o mais forte desde dezembro de 2014 (2.416), sendo o único da lista a crescer nos últimos doze meses. (+196,5%). Fechando o top 5, o Toyota Yaris (2.085) ultrapassou a barreira das 2 mil unidades pelo 2º mês seguido. Em seu primeiro mês cheio, o Honda City Hatch (1.933) ficou muito próximo.

Ainda com problemas de produção, o VW Gol (1.193) não tinha resultado tão fraco pelo menos desde janeiro de 2002, último mês com dados disponibilizados pela Fenabrave. Do oitavo colocado em diante, nenhum outro sequer chegou às 700 unidades – o VW Polo (491), 9º, completou 5 meses consecutivos longe das mil unidades. Com 72 unidades, o chinês JAC E-JS1 completou o top 10.

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

MAR/22 

FEV/22 

MAR/21 

% MAR 22 

% FEV 22 

VARIAÇÃO MAR/FEV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

HYUNDAI HB20 

18761 

6908 

6219 

8011 

28,62% 

25,60% 

11,08% 

-13,77% 

2º 

CHEVROLET ONIX 

17348 

5421 

6724 

7932 

22,46% 

27,68% 

-19,38% 

-31,66% 

3º 

FIAT ARGO 

10130 

3078 

4376 

4994 

12,75% 

18,02% 

-29,66% 

-38,37% 

4º 

PEUGEOT 208 

6185 

2307 

1889 

778 

9,56% 

7,78% 

22,13% 

196,53% 

5º 

TOYOTA YARIS 

5149 

2085 

2109 

2280 

8,64% 

8,68% 

-1,14% 

-8,55% 

6º 

HONDA CITY HATCH 

2195 

1933 

260 

8,01% 

1,07% 

643,46% 

7º 

VW GOL 

6355 

1193 

1727 

6890 

4,94% 

7,11% 

-30,92% 

-82,69% 

8º 

RENAULT SANDERO 

1729 

607 

515 

1251 

2,51% 

2,12% 

17,86% 

-51,48% 

9º 

VW POLO 

1050 

491 

306 

3075 

2,03% 

1,26% 

60,46% 

-84,03% 

10º 

JAC E-JS1 

152 

72 

50 

0,30% 

0,21% 

44,00% 

11º 

FIAT UNO 

689 

21 

46 

4451 

0,09% 

0,19% 

-54,35% 

-99,53% 

12º 

HONDA FIT 

225 

16 

55 

519 

0,07% 

0,23% 

-70,91% 

-96,92% 

13º 

VW FOX 

40 

2690 

0,03% 

0,04% 

-11,11% 

-99,70% 

14º 

FORD KA 

10 

1257 

0,00% 

0,02% 

-80,00% 

-99,92% 

   

70018 

24141 

24290 

44128 

100,00% 

100,00% 

-0,61% 

-45,29% 

Dentre os modelos mais caros, a única com crescimento nas vendas (+54,4%), tivemos uma nova troca de liderança: agora contando apenas com a versão RS em seu portfólio, o Chevrolet Cruze Sport 6 (194) retomou uma posição que não ocupava desde setembro após quatro meses seguidos emplacando menos de 100 unidades. Vice no mês e no ano, o Mini foi o preferido por 87 consumidores. Do terceiro em diante, todos os modelos, somados, emplacaram apenas 71 unidades.

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

MAR/22 

FEV/22 

MAR/21 

% MAR 22 

% FEV 22 

VARIAÇÃO MAR/FEV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

269 

194 

54 

154 

55,11% 

17,65% 

259,26% 

25,97% 

2º 

MINI COOPER/JCW 

242 

87 

78 

37 

24,72% 

25,49% 

11,54% 

135,14% 

3º 

FIAT 500E 

132 

24 

89 

6,82% 

29,08% 

-73,03% 

4º 

AUDI A3 

92 

16 

28 

4,55% 

9,15% 

-42,86% 

220,00% 

5º 

NISSAN LEAF 

102 

12 

49 

3,41% 

16,01% 

-75,51% 

140,00% 

6º 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

13 

2,27% 

0,65% 

300,00% 

14,29% 

7º 

RENAULT ZOE 

62 

1,70% 

1,63% 

20,00% 

200,00% 

8º 

BMW i3 

16 

16 

1,14% 

0,00% 

-75,00% 

9º 

VW GOLF 

0,28% 

0,33% 

0,00% 

-50,00% 

   

930 

352 

306 

228 

100,00% 

100,00% 

15,03% 

54,39% 

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com